CARATINGA (MG): Vacina já imunizou mais de 100% da população

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Minas Gerais já confirmou mais de 288 casos de febre amarela. Caratinga é um dos municípios do estado que apresentou o maior número de casos confirmados, sendo 25 pacientes infectados. Mas não há motivo para pânico. A melhor forma de prevenção contra a doença é a vacina. Ao todo, Minas já recebeu mais de três milhões de doses a mais para imunização. O secretário de saúde de Caratinga, Doutor Giovanni Corrêa, admite que no início dos casos na cidade a procura pela vacina era grande. Mas com a logística que as autoridades de saúde montaram, mais de 100% da população já foi imunizada.

TEC./SONORA: Doutor Giovanni Corrêa, secretário de saúde de Caratinga.

“No município de Caratinga em si, ele já está sob controle. Porque nós fizemos a vacinação na zona rural, atingimos uma meta acima de 100%, foi em torno de 144% porque acabamos vacinando também populações de municípios circunvizinhos. E na cidade nós também já atingimos o alvo de vacinar toda a população vacinável. Tendo em vista que tem algumas pessoas que não são vacináveis, por estar gestante ou por ser uma criança menor de seis meses ou por ser idoso, ou por ser uma pessoa que está tomando uma medicação imunossupressora.”

LOC.: Assim que estava perto de atingir a cobertura vacinal, a secretaria de saúde esteve na zona rural com o bloqueio de vetores para evitar cruzamento de espécies do mosquito. Essa ação, já chegou igualmente à zona urbana também como forma de prevenção. O secretário Doutor Giovanni garante para a população da região que não há motivo para desespero em relação a doença.

TEC./SONORA: Doutor Giovanni Corrêa, secretário de saúde de Caratinga.

“O que nós temos a dizer para a população é que, no momento, os casos de Febre Amarela Silvestre na cidade de Caratinga e microrregião, que já está completamente sob controle. Não há necessidade de ninguém ficar mais em pânico. O que há necessidade é que se por um acaso alguém vacinável que ainda não vacinou, procure o posto não está tendo fila nenhuma. Está muito tranquilo. E que as pessoas permaneçam atentas aos seus cartões de vacinas.”

LOC.: As pessoas que perderam o cartão que registra esse controle podem procurar também uma unidade de saúde para fazer um novo, pois é um documento importante. O Ministério da Saúde ressalta que pessoas que já tomaram duas doses da vacina ao longo da vida, não precisam receber novamente, pois são consideradas imunizadas. E não custa lembrar que a vacina é segura, mas é preciso lembrar as contra-indicações para as crianças menores de seis meses, mulheres grávidas e que amamentam, pessoas com problemas de imunodeficiências, alérgicas a ovo de galinha e restrições aos idosos acima de 60 anos. Para mais informações acesse o site do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.