CAPANEMA (PR): Municipio teve aumento de 20% das jovens vacinadas contra vírus HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O município de Capanema teve aumento no número de jovens de 11 a 13 anos que tomaram a vacina contra o vírus HPV. Da primeira semana de dezembro do ano passado para a terceira semana de janeiro deste ano, a cidade passou de 13 para 33 por cento das jovens imunizadas contra o papiloma vírus. Mesmo com o crescimento, o município ainda está distante da meta de 75 por cento das jovens protegidas do vírus causador do câncer do colo de útero. A cuidadora de idosos, Andreia Batista, levou a filha para tomar a segunda dose da vacina. Ela conta que a menina não teve reação adversa à imunização.
 
SONORA: Cuidadora de idosos, Andreia Batista.
 
“É muito importante para os nossos filhos. Para amanhã ou depois que ela tiver filhos não ter problema. É muito importante. Ela tomou as duas doses e não teve reação nenhuma”.
 
REPÓRTER: Neste ano no estado do Paraná, cerca de mil mulheres devem descobrir que tem câncer do colo de útero, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Para garantir a eficácia da vacina contra esse tipo de câncer, as jovens devem tomar as três doses da vacina. A segunda dose seis meses após a primeira, e a terceira, cinco anos após a segunda. O secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, ressalta que antes da vacina ser oferecida pelo Sistema Único de Saúde, as famílias gastavam um alto valor para proteger as jovens.
 
SONORA: secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
A vacina é absolutamente segura, recomendada pela Organização Mundial de Saúde e precisamos lembrar que antes de ser oferecida gratuitamente pelo SUS, uma menina para se proteger contra o HPV, a família tinha que gastar cerca de mil e quinhentos reais. Agora é de graça. É uma vantagem tremenda para essas meninas, oferecidas pelo SUS, que as famílias precisam ter a consciência de garantir que essas meninas tenham seu direito a saúde plenamente garantido”.
 
REPÓRTER: A chefe do setor epidemiologia do município de Capanema, Anna Carolina de Souza, espera que os pais entendam a importância de prevenir as jovens contra o vírus HPV. Ela convida os moradores da cidade para imunizar as jovens e retomar a vacinação.
 
SONORA: Chefe do setor de epidemiologia de Capanema, Anna Carolina de Souza.

“A gente espera que todo mundo entenda a importância dela na prevenção do HPV e que procure a unidade de saúde mais próxima. A gente tem as doses, estamos a disposição para fazer, a gente faz todos os dias nas unidades. Espero mesmo que a população entenda o nosso chamado e tragam as meninas. Cada vez mais cedo a gente tenta prevenir as meninas de entrar em contato com o HPV. Eu convido a população mesmo para junto com a gente a prevenir. Entrar nessa luta contra o HPV. E estamos a disposição a para qualquer esclarecimento, tanto eu quanto as outras enfermeiras do município. Vamos retomar a vacinação”.
 
REPÓRTER: A imunização que protege as jovens contra o vírus causador do câncer do colo de útero pode ser em encontrada em Capanema em um dos cinco postos de saúde da cidade. O principal ponto de vacinação é a Unidade Central de Saúde, no centro da cidade. Equipes móveis também vão a zona rural para vacinar as meninas. Para tomar, basta apresentar carteira de vacinação ou documento de identidade. O atendimento é feito de segunda a sexta, das sete e meia da manhã até as quatro e quarenta e cinco da tarde. 
 
Reportagem, Pedro Paulo Borges.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.