CAPANEMA (PR): Meninas sem vacina podem ficar expostas ao HPV e desenvolver câncer do colo do útero

Meninas entre 11 e 13 anos devem tomar segunda dose da vacina contra HPV, que está disponível em quatro postos de saúde, de Capanema, e na Unidade Central de Saúde, no Centro da cidade

Salvar imagem

REPÓRTER: As jovens que não tomarem a vacina contra o vírus HPV, em Capanema, vão estar expostas ao papiloma vírus. Para se proteger, as meninas de 11 a 13 anos precisam tomar as três doses da vacina. Só assim, vão estar prevenidas contra o vírus e protegidas do câncer do colo de útero, terceiro tipo cancerígeno que mais mata mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer. O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, garante a segurança da vacina para as adolescentes.
 
SONORA: secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
“Essa vacina é uma vacina segura. Hoje em dia é utilizada em mais de 100 países do mundo. Pequenas reações que existem são esperadas. São leves a grande maioria, dor no local. Reações alérgicas que podem ocorrer com qualquer tipo de remédio, qualquer tipo de injeção mesmo com qualquer tipo de alimento”.
 
REPÓRTER: Algumas meninas ainda não tomaram a vacina por medo de reações. Mas, os agentes de saúde do município paranaense estão preparados para orientar e conscientizar os pais sobre a importância da vacina. Para tomar a dose, as meninas precisam comparecer em uma unidade de saúde com documento de identidade ou carteira de vacinação. A chefe do Setor de Epidemiologia, Anna Carolina de Souza, convida os pais da cidade para imunizar as jovens e retomar a vacinação.
 
SONORA: chefe do Setor de Epidemiologia, de Capanema, Anna Carolina de Souza

“Eu convido a população mesmo para junto com a gente a prevenir. Entrar nessa luta contra o HPV. A gente tem as doses, estamos a disposição para fazer, a gente faz todos os dias nas unidades. E, estamos a disposição a para qualquer esclarecimento, tanto eu quanto as outras enfermeiras do município. Vamos retomar a vacinação”.
 
REPÓRTER: A imunização em Capanema, pode ser encontrada em qualquer um dos cinco postos de saúde do município, sendo dois desses na zona rural. Equipes móveis também vão percorrer as regiões vizinhas. O principal ponto de vacinação é a Unidade Central de Saúde, no Centro da cidade. O atendimento é feito de segunda a sexta, das sete e meia da manhã até às quatro e 45 da tarde. 

Reportagem, Pedro Paulo Borges

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.