CAPACITAÇÃO: Tribunais de Justiça do Norte debatem novo Código de Processo Civil

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Capacitar até 31 de dezembro de 2016 50% dos magistrados e 50% dos servidores para a atuação no novo Código de Processo Civil foi a primeira proposta de meta definida pelo Subcomitê Norte de Governança Colaborativa do Judiciário Brasileiro. O novo CPC vai entrar em vigor em março de 2016 e representa mudanças nas atividades. A coordenadora do Subcomitê Norte, juíza auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Pará, Sílvia Mara Bentes, comenta os debates.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
 
SONORA: Coordenadora do Subcomitê Norte, juíza auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Pará, Sílvia Mara Bentes.
 
“Fizemos uma discussão, reflexões sobre o novo CPC e de que forma ele vai interferir, vai exigir por parte dos Tribunais uma ação com relação à gestão do processo. Então, com o novo CPC, nós temos uma fase preliminar, agora obrigatória, que é a conciliação e a mediação, em que todos os Tribunais terão que criar esses centros para que os juízes possam então fazer esse encaminhamento dos processos, em vista à conciliação. Temos também a questão da demanda repetitiva, dos recursos também repetitivos e a identificação das demandas de massa”.
 
REPÓRTER: O objetivo do Subcomitê Norte dos Tribunais de Justiça Estaduais é debater e definir propostas de metas sobre a efetividade da prestação jurisdicional, reflexões sobre o novo Código Civil, Sistema Penitenciário e Socioeducativo, além do Processo Judicial Eletrônico. O procurador do Pará Henrique Mouta abordou as mudanças a partir do novo Código de Processo Civil e destaca a atuação da Justiça.
 
SONORA: Procurador do Pará, Henrique Mouta.
 
“Novos institutos vão ser criados e que irão gerar a necessidade de um controle maior das nossas decisões, um controle maior da aplicação das decisões dos Tribunais Superiores e dos novos institutos, como incidentes de resolução de demandas repetitivas, assunção de competência, efeito dos recursos. Tudo isso é muito novo e é um caminho que o Código vai traçar para aprimorar a prestação jurisdicional”.
 
REPÓRTER: A resolução dos conflitos por meio da mediação e conciliação é uma das propostas do novo Código de Processo Civil. O juiz do Tribunal de Justiça do Amapá, Ailton Vidal, ressalta as atividades realizadas na região.  
 
SONORA: Juiz do Tribunal de Justiça do Amapá, Ailton Vidal.  
 
“Nós trabalhamos há muito tempo com a Justiça fluvial, então as comunidades mais afastadas, nós temos um barco chamado “Tribuna”, que ele vai periodicamente a elas. Com relação ao novo CPC, o Tribunal já avança também bastante, no primeiro momento capacitando os servidores e trabalhamos também com câmara de conciliação em todas as universidades do Estado. O Tribunal sempre foi muito focado na resolução dos conflitos pela mediação e conciliação”.
 
REPÓRTER: As propostas de metas definidas pelo Subcomitê Norte em Belém, vão ser levadas ao Comitê Nacional de Tribunais de Justiça dos Estados, coordenado pelo Judiciário de Rondônia.
 
Reportagem, Thamyres Nicolau
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.