CANTAGALO (RJ): Município recebe 16 mil doses de vacina contra febre amarela

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Fazendo parte do cinturão de bloqueio contra a proliferação da Febre Amarela no estado do Rio de Janeiro, o município de Cantagalo recebeu 16 mil doses da vacina, no fim de janeiro. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, todo o município deverá ser imunizado contra a doença, já que se situa a 35 quilômetros da divisa com Minas Gerais, estado que sofre com surto de febre amarela. De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, o programa de vacinação cobrirá pessoas com idade entre nove meses e 60 anos, e pode levar de quatro a seis semanas.

TEC./SONORA: Alexandre Chieppe, subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde

“A gente está falando de uma vacinação de bloqueio com municípios que, envolve toda a população de nove meses a 60 anos de idade, salvo as contraindicações. Então é um desafio muito grande para qualquer Secretaria Municipal de Saúde fazer uma vacinação dessa monta. Então estamos dividindo em etapas, cada Secretaria Municipal tem autonomia para poder definir o público alvo em cada uma dessas etapas, mas a expectativa é de que a gente consiga vacinar esse público em um período que varia de três a seis semanas. É um período bastante razoável considerando toda a logística envolvida na vacinação de um grande contingente populacional.”


LOC.: De acordo com o subsecretário, não há registros da doença sendo transmitida dentro do estado. Por isso, se os sintomas da doença forem sentidos, principalmente após uma viagem realizada para Espírito Santo ou Minas Gerais, Chieppe orienta ao paciente se dirigir ao hospital mais próximo, a fim de iniciar rapidamente o tratamento.

TEC./SONORA: Alexandre Chieppe, subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde

“Pessoas que foram visitar áreas de risco da Febre Amarela, particularmente hoje nos estados de Minas e Espírito Santo, que retornem com sinais de sintomas como febre alta, dores no corpo, eventual amarelamento dos olhos e do corpo, alterações de coagulação e eventualmente hemorragias, as pessoas podem procurar imediatamente o serviço de saúde, informar esse histórico de viagem para essas áreas de transmissão fora do Rio de Janeiro, para que se faça essa correlação entre histórico de viagem e uma eventual suspeita de febre amarela, para que o tratamento seja logo iniciado.”


LOC.: É importante ressaltar que, de acordo com o Ministério da Saúde, duas doses são necessárias para garantir uma proteção contra a febre amarela por toda a vida. Confira o seu cartão de vacinação para garantir que você tem a proteção necessária contra a doença. Se você ainda precisa tomar a segunda dose, ou irá viajar para áreas onde há confirmação de transmissão da doença, pegue seu cartão de vacinação e dirija-se ao posto de saúde mais próximo para receber a vacina. Para mais informações, acesse: www.saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.