CANAPI (AL): Vacina contra o vírus HPV está disponível no município

Município registra baixo índice de vacinação da segunda dose contra o vírus HPV. De acordo com o Ministério da Saúde, menos de 22% das meninas tomaram a vacina.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: No fim do ano passado,11 meninas de São Paulo reclamaram de efeitos colaterais depois que tomaram a segunda dose da vacina contra o vírus HPV. Os efeitos não foram causados pela vacina, mas esse episódio fez com que as meninas de Canapi tivessem medo da imunização. Por isso, o município registra baixo índice de vacinação da segunda dose contra o vírus HPV. Na época, as jovens paulistanas reclamaram de dor de cabeça, tonturas e tremedeiras depois que tomaram a imunização. Mas não há com o que se preocupar. O Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explica que todo medicamento tem uma reação.

SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
 
"Qualquer vacina, por ser uma injeção, ela pode produzir efeito colateral. Qualquer injeção pode produzir algum tipo de reação inflamatória no local de aplicação. Pode ficar um pouco vermelho, pode ficar um pouco dolorido, no entanto isso não representa qualquer gravidade. Assim como qualquer injeção pode provocar a reação em quem não gosta, em quem tem medo ou em quem reage a tomar injeção. Pode ser uma reação de dor, pode ser uma reação de nervosismo, pode até ser uma reação de desmaio, que aconteceria com qualquer injeção, e não por ser uma injeção que contém a vacina contra o HPV”.
 
REPÓRTER: Os pais das meninas de Canapi podem ficar tranquilos. O ministério da Saúde garante que a vacina é segura e a aplicação não dói. Não se esqueçam de que a vacina contra o vírus HPV é muito importante, pois ela previne contra o câncer do colo do útero. É necessário lembrar que depois de cinco anos da primeira aplicação, as garotas devem tomar a terceira dose. Só assim, a proteção vai estar completa. Quando as adolescentes forem procurar pelas unidades de saúde de Canapi, basta levarem o cartão de vacinação ou um documento de identidade. No município há quatro postos de saúde que funcionam de segunda a sexta-feira, de oito da manhã às cinco da tarde.
 
Com colaboração de Guilherme Pesqueira. Reportagem, Henrique Carmo

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.