CAMPO GRANDE (MS): Manter cuidados é fundamental para evitar Dengue, Zika e Chikungunya, diz Secretaria de Saúde

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: Continuidade. Essa foi uma das chaves de Campo Grande para melhorar o seu quadro de casos ligados ao mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya. Manter os profissionais e as estratégias como visitas domiciliares e os levantamentos foram fundamentais para uma melhora em comparação ao mesmo período do ano passado, é o que afirma o coordenador de Controle de Endemias Vetoriais de Campo Grande, Eliase Guimarães. Apesar da mudança de gestão na cidade, a estrutura de combate ao mosquito e as doenças se manteve. Ainda assim, apesar da organização, Eliase reforça que o combate ao mosquito transmissor das três doenças não é exclusividade do poder público.

 TEC/SONORA: Eliase Guimarães, coordenador de Controle de Endemias Vetoriais.

 “Nós acreditamos que essa sensibilização da população que nós sempre buscamos. para que eles entendam que ao colocar lixo em recipientes que acumulam água nos terrenos baldios, eles não estão apenas poluindo o ambiente, mas também se expondo ao risco de ter Dengue, Zika ou Chikungunya e qualquer outro tipo de problema. A população tem o conhecimento, isso não pode ser negado. Eles sabem quem é o vetor, onde se reproduz, e o que é preciso fazer para o vetor não se reproduzir. Mas infelizmente, desse conhecimento a gerar uma ação operativa, para que eles cuidem do ambiente, é que está a chave da questão.”

 LOC: E é justamente por isso que, em 2017, Campo Grande já registrou mais de 440 casos suspeitos de Dengue, 38 de Zika e 19 de Chikungunya. Eliase avalia que a quantidade de mosquito é alta em diferentes pontos da cidade, como Bairro Noroeste, Panamá e José Pereira, por exemplo. O professor Antônio Pancrácio tem 47 anos e é morador do bairro Coronel Antonino. Ele foi infectado em março do ano passado com Zika. Relata o que sentiu.

 TEC/SONORA: Antônio Prancácio, professor.

 

“Foi assim: tive dor de cabeça, bastante cansaço e manchas avermelhadas pelo corpo todo, principalmente na região do abdômen. Depois espalhou para o corpo todo. E coceira, coçava bastante. Principalmente durante a noite e fiquei com esses sintomas durante uma semana.”

 LOC: Para mais informações sobre como evitar os criadouros do mosquito e os sintomas de Dengue, Zika e Chikungunya acesse: saude.gov.br/combateaedes. 

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.