CAMPO FORMOSO (BA): Apenas 6% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, no município

Meta do Ministério da Saúde é de imunizar cerca de 80% das meninas entre 11 e 13 anos, com segunda dose da vacina contra HPV, que está disponível nos postos de saúde, de Campo Formoso
 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O município de Campo Formoso, na Bahia, continua com um número baixo na vacinação da segunda dose contra o HPV. A cidade registrou que desde o inicio da campanha, em setembro do ano passado, apenas 130 meninas, de 11 a 13 anos de idade, tomaram a vacina. Isso corresponde a seis por cento da população, dentro da faixa etária de imunização. A recomendação do Ministério da Saúde é de que, pelo menos 80 por cento das jovens de Campo Formoso, sejam imunizadas. A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenir o câncer do colo do útero. A doença é a quarta causa de morte mais frequente entre mulheres no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch explica o que é o HPV e a relação do vírus com o câncer do colo do útero.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde - Cláudio Maierovitch
 
"O HPV é um tipo de vírus que tem vários subtipos, associados a algumas manifestações diferentes. Associados a verrugas e a outros problemas que não são muito importantes. O problema importante que é fortemente associado ao HPV é um tipo de câncer, que é um câncer que acontece nas mulheres: é o câncer de colo de útero. Boa parte das pessoas é exposta ao HPV em algum momento das suas vidas. O que acontece é que uma parte das pessoas fica com o vírus, tem a infecção pelo vírus, fica com o vírus e pode muitos anos depois de já ter adquirido este vírus, vir a desenvolver o câncer de colo de útero."

REPÓRTER: A vacina contra o HPV está disponível nas 17 unidades básicas de saúde de Campo Formoso, além do atendimento nos postos de saúde. Para tomar a segunda dose da vacina, a adolescente não precisa está acompanhada de um responsável, basta levar a unidade de saúde mais próxima o cartão de vacina ou o documento de identidade. Quem ainda não tomou a primeira dose também deve procurar o posto de saúde e atualizar a imunização.

Reportagem, Henrique Carmo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.