CAMPO FORMOSO (BA): Apenas 6% das meninas de 11 a 13 anos tomaram a segunda dose da vacina contra o vírus HPV na cidade

O município de Campo Formoso, no interior da Bahia, ainda não alcançou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde em aplicar a segunda dose da vacina contra o HPV em 75 por cento das meninas entre 11 e 13 anos.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O município de Campo Formoso, no interior da Bahia, ainda não alcançou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde em aplicar a segunda dose da vacina contra o HPV em 75 por cento das meninas entre 11 e 13 anos. Dados do ministério apontam que apenas seis por cento das adolescentes da cidade tomaram essa dose. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer é de que surjam mais de mil e cem novos casos de câncer de colo no útero em 2015, na Bahia. O método mais seguro para se prevenir contra o papiloma vírus, um dos principais causadores desse tipo de câncer, é pela vacinação em três doses, com a segunda seis meses e a terceira cinco anos após a primeira. A vacina é segura e não tem bactérias que possam causar algum tipo de infecção, como garante o diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.

SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch

"A vacina contra o HPV ela não contém vírus, ela não contém bactérias. Ela é uma vacina que contém algumas moléculas, que são agrupadas por um procedimento de biologia, de engenharia genética, que são moléculas que também estão presentes no vírus, justamente para mostrar para o sistema imunológico das pessoas um pedacinho do vírus e ensiná-lo a reagir contra esse pedaço do vírus. Como a vacina não tem vírus e não tem bactérias ela não produz infecção, ela é uma vacina extremamente segura".

REPÓRTER: As adolescentes entre 11 e 13 anos devem comparecer em um dos 18 postos de saúde ou em uma das três unidades básicas de saúde de Campo Formoso para tomar as doses da vacina. Para se vacinar, as meninas devem apresentar a caderneta de vacinação ou algum documento de identidade. As unidades de saúde ficam abertas de segunda a sexta-feira, das oito da manhã às cinco da tarde. Vale ressaltar que a partir desse ano, as meninas de a partir de nove anos de idade também poderão tomar a primeira dose da vacina.

 

Reportagem, Lucas Bolzan

Receba nossos conteúdos em primeira mão.