CAMPINA GRANDE (PB): No combate ao mosquito transmissor, pneus são recolhidos em borracharias da cidade

O caminhão que recolhe os pneus passa a cada 15 dias nas borracharias do município

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Quando um pneu é jogado em terrenos baldios ou deixado no canto do quintal, ele pode se tornar um lugar ideal para a reprodução do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Por isso, em Campina Grande, um caminhão da prefeitura passa em algumas borracharias da cidade e recolhe os pneus velhos. Em seguida, o material é levado para Feira de Santana, na Bahia, onde é reciclado. A Coordenadora de Vigilância Ambiental de Campina Grande, Rossandra Oliveira, ressalta que é importante que os pneus inservíveis sejam recolhidos nas borracharias.
TEC/SONORA: Rossandra Oliveira, Coordenadora de Vigilância Ambiental
“No momento que vierem as chuvas, os pneus vão se tornar potenciais criadouros. Mas com essa nossa iniciativa de retirar esses possíveis criadouros, nos antecipando antes de o problema vir, é muito mais importante parta a saúde preventiva.”
LOC: O caminhão que recolhe os pneus passa a cada 15 dias nas borracharias do município. Os pneus que também são encontrados jogados nas vias públicas também são levados para reciclagem. Wandilson de Araújo é borracheiro e tem 48 anos. Ele acredita que essa iniciativa vai ajudar a acabar com o mosquito transmissor.
TEC/SONORA: Wandilson de Araújo, borracheiro
“Isso é uma maravilha. Isso é um incentivo para todos os borracheiros, para nós não jogarmos pneus no lixo ou em terrenos baldios.”
LOC: Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de dois mil e quinhentos pneus são recolhidos por mês, em toda a cidade. Caso você tenha algum pneu inservível em casa, leve a alguma borracharia. Esse pneu será recolhido e reciclado. Não faça do seu quintal um criadouro do mosquito. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.