LOC: Palmas, Laginha, Vila Tabugi um e Vila Tabugi dois são os quatro Distritos de Caicó. Palmas fica a aproximadamente 27 quilômetros do centro da cidade e tem cerca de 300 habitantes. Maria da Conceição mora nesse Distrito e conta que muitas outras pessoas também tiveram sintomas de Chikungunya e Zika. Ela teve Chikungunya em março deste ano e conta que sofreu muito com os sintomas da doença. Segundo Maria, todos na vila têm muito cuidado para evitar criadouros do mosquito. Mais da metade dos habitantes tiveram sintomas das doenças do mosquito.
TEC/SONORA: Maria da Conceição de Figueiredo Bezerra, diarista
“Aqui na nossa comunidade todo mundo tem muito cuidado, sabe? Aqui mesmo não foi encontrado foco de Dengue, nem larvas. E não só eu como muita gente aqui na nossa comunidade teve. Mas a gente não sabe. A gente vai para a cidade e lá fosse picado.”
LOC: Agentes de saúde e de endemias realizam ações de combate ao mosquito da Dengue, Chikungunya e Zika nos mais de 35 bairros e nos quatro Distritos da cidade. É muito importante que o morador tenha os cuidados em casa para proteger a saúde não só da próxima família como a saúde dos vizinhos também. O coordenador de endemias de Caicó, Gustavo Solano, conta que a vistoria é feita em toda a Caicó, tanto na zona urbana quanto na zona rural, mas que o problema de infestação está mesmo é no grande centro da cidade.
TEC/SONORA: Gustavo Bezerra Solano, coordenador de endemias de Caicó (RN)
“Fazemos nas vilas, que são os Distritos. O mosquito tem predileção por aglomerado de pessoas. Aí quando aparece algum foco a gente tenta fazer investigação. Mas geralmente o pessoal adoece na zona rural, porque pega na zona urbana.”
LOC: Mesmo com os cuidados dos moradores das vilas de Caicó, muitas pessoas foram infectadas pelo mosquito nos Distritos da cidade. Para evitar que mais pessoas tenham Dengue, Chikungunya ou Zika, é fundamental que cada morador de Caicó participe ativamente do combate. Na cidade, mais de 4.350 pessoas já foram infectadas este ano pelo mosquito. Evite ser o próximo. Cuide da sua casa, e proteja a saúde da sua família. Saiba mais na internet, no site: saude.gov.br/combateaedes