CAFELÂNDIA (PR): Município teve crescimento de 39 por cento de jovens vacinadas contra vírus HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O município de Cafelândia teve baixa procura das adolescentes de 11 a 13 anos para tomar a vacina contra o vírus HPV. A imunização é fundamental para proteger as jovens do papiloma vírus e prevenir o câncer do colo de útero, segundo o ministério da Saúde. A agente de saúde, Maria Ivanir foi uma das mães da cidade paranaense que levou a filha para se vacinar contra o papiloma vírus. Ela acredita que a vacina é importante para o futuro das jovens.
 
SONORA: Agente de Saúde, Maria Ivanir.
 
“Eu achei bem importante por causa assim no futuro para elas vai ser bom, para a prevenção, para elas pode ficar prevenidas das doenças, do HPV. Dessas doenças perigosas, transmissíveis”.
 
REPÓRTER: Da primeira quinzena de dezembro do ano passado até a terceira semana de janeiro deste ano, o município passou de cinco para 44 por cento das meninas protegidas do vírus HPV. Mas o número ainda está abaixo da meta do ministério da Saúde, que é de 75 por cento das adolescentes da cidade imunizadas. A enfermeira responsável pela imunização no município, Patrícia Vanzuita, garante a proteção para o futuro das jovens que tomarem a vacina
 
SONORA: enfermeira responsável pela imunização, Patrícia Vanzuita.
 
“A importância da vacinação é para estar imunizando as meninas e para estar ficando imunes para não correr o risco de contrair o vírus do HPV. Isso vai protegê-las ao longo da vida. Elas já vão estar protegidas contra os quatro tipos de vírus de HPV”.
 
REPÓRTER: Ouça o alerta do secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. Ele conta que a cada dia 14 mulheres morrem em decorrência do câncer do colo de útero.
 
SONORA: secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos estratégicos do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“O câncer do colo de útero ainda mata a cada dia 14 mulheres em nosso país. São as mães e as avós das meninas que hoje tem a oportunidade de tomar a vacina. Por isso que nenhuma família pode negar esse direito a menina, por isso que a menina se conscientize, se informe e exija que o seu direito seja garantido. Que ela vai poder ser a primeira geração de brasileiras onde a morte por câncer do colo de útero vai estar eliminada."
 
REPÓRTER: No município de Cafelândia, a imunização contra o vírus HPV só é oferecida na unidade de saúde Parque Verde Alvorada, que fica na Rua Gabriel Rech, no Bairro Parque Verde, ao lado da capela São Pedro. A dose da vacina é gratuita. Basta apresentar carteira de vacinação ou documento de identidade para se imunizar. O atendimento na unidade é de sete da manhã ao meio dia e de uma até às quatro e meia da tarde.  
 
Reportagem, Pedro Paulo Borges.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.