CAFELÂNDIA (PR): Município está aguardando as jovens para tomar a vacina contra o vírus HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As unidades de saúde de Cafelândia têm vacinas suficientes para imunizar as jovens de 11 a 13 contra o vírus HPV. Agentes de saúde estão preparados para tirar todas as dúvidas sobre boatos e sobre a vacina. Eles estão aguardando para imunizar as adolescentes contra o vírus causador do câncer do colo de útero. Quem garante proteção para o futuro das jovens que tomaram a vacina é a enfermeira responsável pela imunização no município, Patrícia Vanzuita.

 
SONORA: enfermeira responsável pela imunização, Patrícia Vanzuita.
 
“A importância da vacinação é para estar imunizando as meninas e para estar ficando imunes para não correr o risco de contrair o vírus do HPV. Isso vai protegê-las ao longo da vida. Elas já vão estar protegidas contra os quatro tipos de vírus de HPV”.
 
REPÓRTER: O ministério da Saúde garante que a vacina só é eficaz quando as jovens tomam as três doses contra o papiloma vírus. Para se imunizar, as meninas só precisam comparecer a unidade de saúde com carteira de vacinação ou documento com foto. A vacina é gratuita e segura. Ouça o que diz o coordenador de imunização do estado do Paraná, João Luís Crivellaro. Ele garante a eficácia da imunização e faz um convite as jovens de 11 a 13 anos para tomarem a vacina contra o HPV.
 
SONORA: coordenador de imunização do estado do Paraná, João Luís Crivellaro.
 
“É uma vacina que dá uma eficácia muito boa. Eficiência imuno-biológica excelente e a gente está convocando todas as meninas de 11, 12 e 13 anos no ano de 2015, para que possa estar tomando a vacinação com três doses. Sendo a primeira dose a partir de hoje. A segunda dose agenda para seis meses e a terceira dose, cinco anos após a primeira dose ”.
 
REPÓRTER: E atenção meninas de 11 a 13 anos do município de Cafelândia. A imunização contra o vírus HPV só é feita na única unidade de saúde Parque Verde Alvorada, que fica na Rua Gabriel Rech, no Bairro Parque Verde, ao lado da capela São Pedro. O atendimento até o final de janeiro acontece de sete da manhã a uma da tarde. A partir do mês de fevereiro será de sete da manhã ao meio dia e de uma até às quatro e meia da tarde.
 
Reportagem, Pedro Paulo Borges

Receba nossos conteúdos em primeira mão.