CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM (ES): Focos em caixas d’água preocupam a cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A luta contra o mosquito que transmite Dengue, Chikungunya e Zika é a união de forças e de cuidados constantes. Em Cachoeiro de Itapemirim não é diferente. No começo do ano, a cidade enfrentou uma epidemia de Dengue e, até agora, o município já registrou, em 2016, mais de nove mil casos suspeitos da doença, e outros 250 suspeitos de Zika e dois de Chikungunya.
Três casos de microcefalia também foram registrados, sendo um confirmado e dois ainda sob investigação. Na estiagem, a quantidade de casos por semana diminuiu. O subsecretário de vigilância em saúde de Cachoeiro, Fábio Serafim, garante que a prefeitura tem feito campanha de conscientização dos moradores, mas para ele a população ainda não entendeu direito o problema.
 
TEC/SONORA: Fábio Serafim, subsecretário de vigilância em saúde

“Nós constatamos que, infelizmente, a população ainda não se atentou para a gravidade dos agravos da Dengue, Zika e Chikungunya. Nós fizemos o LIRAa, que é o levantamento de índice rápido, e nós constatamos que 90 por cento dos focos ainda estão dentro das residências. E por incrível que pareça, dentro de caixas d’água.”
 
LOC: Levantamento feito pela secretaria municipal de Saúde e repassado ao Ministério da Saúde indica que Cachoeiro de Itapemirim está em estado de alerta para infestação do mosquito que transmite as três doenças. O supervisor dos agentes de endemias, Bruno Machado Pereira, explica como a população deve cuidar, por exemplo, das caixas d’água. 
 
TEC/SONORA: Bruno Machado Pereira, supervisor dos agentes de endemias
“É simples: hoje em dia, nós temos, nessas caixas mais novas, que são caixas de polietileno, uma vedação muito boa. O primordial é o morador observar se a sua caixa d’água, o seu observatório de água se mantêm devidamente fechado. Se não existe nenhuma fresta.”
 
LOC: O supervisor dos agentes de endemias de Cachoeiro, Bruno Machado Pereira, alerta que as caixas d’água mais antigas precisam de reforço na vedação. Telas que impedem a entrada de insetos em casa podem ser utilizadas para isso. Para saber mais informações sobre os métodos de prevenção ao mosquito e às doenças acesse saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.