CABIXI(RO): Cidade está em alerta para focos do mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: De acordo com o Ministério da Saúde, a cidade de Cabixi tem este ano um índice de infestação do mosquito que transmite Dengue, Chikungunya e Zika, quase nove vezes maior do que no ano passado. Com o grande aumento do índice de infestação, Cabixi saiu do estado considerado satisfatório e passou para o estado de alerta, sendo que está a poucos pontos de entrar no estado de risco, o mais preocupante de todos. Para conter o avanço das doenças transmitidas pelo mosquito, a Secretaria de Saúde realizou uma parceria com o hospital da cidade, como explica o diretor de visão de endemias, Honório de Moura. 
 
TEC/SONORA:  Honório de Moura, diretor de visão de endemias
 
“A gente tem uma parceria com o hospital, que, por exemplo, se houve um caso de Dengue, ele passa para a gente onde essa pessoa mora, os agentes vão visitar e fazemos ações na área que a pessoa mora, que ali pode ter saído o mosquito infectado e tá infectando as pessoas”.
 
LOC: A cidade possui cinco agentes de endemias, que fazem visitas periódicas nas residências dos mais de seis mil e 300 moradores. Como o número de agentes é pouco em relação ao número de casas, todos os moradores precisam se conscientizar sobre a importância de evitar o acumulo de água parada em vasos de plantas, calhas e garrafas de plástico. Receba bem os agentes e tire uma vez na semana para limpar seu quintal e eliminar os criadouros do mosquito. Para saber mais sobre o mosquito e as doenças acesse: saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.