BULLYING: Projeto que cria programa de combate à prática nas escolas vai ser votado na Câmara

...Projeto de Lei que cria programa, prevê ações de prevenção, capacitar professores e famílias, e dar assistência psicológica às vítimas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Câmara dos Deputados deve analisar, nas próximas semanas, projeto de lei que cria o programa para combater a agressão física ou psicológica repetitiva entre estudantes das escolas de todo o País – o chamado ‘bullying’. De acordo com o texto, o programa poderá embasar ações educativas, de prevenção, de capacitação de professores e de assistência psicológica às vítimas. Além disso, o programa prevê a publicação de relatórios anuais das ocorrências de violência nas escolas e nas redes de ensino. O projeto foi aprovado, na semana passada, pelo Senado. Para o senador da Comissão de Educação, Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, essa prática precisa ser combatida, pois causa danos ‘significativos’ às vítimas.

SONORA: Flexa Ribeiro, senador (PSDB-PA)

“Estudos pedagógicos e de psicologia têm revelado que muitas brincadeiras feitas no meio estudantil, até pouco vistas como inócuas, são de fato, passíveis de produzir danos significativos na personalidade e no desempenho escolar de crianças e adolescentes.”

REPÓRTER: O projeto prevê ainda ações de orientação de famílias e responsáveis para que possam identificar e enfrentar as agressões sofridas pelos filhos. O projeto de lei que cria o Programa de Combate à Intimidação Sistemática, deve passar pela Câmara dos Deputados com alterações,  antes de seguir para sanção da presidente Dilma Rousseff.

Com informações da Rádio Senado, reportagem, Alexandre Souza

Receba nossos conteúdos em primeira mão.