BULA: Documento é essencial para orientar o consumidor sobre uso seguro de remédios

Agência Nacional de Vigilância Sanitária, determina que as bulas devem ter uma linguagem simples, para que todo cidadão compreenda claramente as informações sobre o medicamento

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio:

REPÓRTER: Dentro da caixa de um medicamento pode ser encontrada a bula, um documento que contém informações importantes para que o consumidor possa usar a medicação prescrita com segurança. De acordo com a coordenadora de Bulas e Rotulagem de Medicamentos da Anvisa, Fernanda Horne, várias complicações de saúde em decorrência da má administração de medicamentos podem ser evitadas se o consumidor ler a bula antes de tomar qualquer remédio.

SONORA: coordenadora de Bulas e Rotulagem de Medicamentos da Anvisa – Fernanda Horne

“Todo e qualquer medicamento, mesmo que ele seja mais simples e você não precisa de orientação para utilizá-lo e essa orientação está na bula. Qualquer tipo de medicamento, ele precisa de uma orientação para ser consumido, para que seja feito o uso seguro. Mesmo aquele que a pessoa compra porque ela quis e não tem uma prescrição, ela está sentindo uma dor de cabeça, ela precisa ter informações sobre aquele medicamento. Ela precisa de orientação. E essa orientação a primeira fonte dela é a bula. "

REPÓRTER: A dona de casa, Lavínia Souza, sabe bem disso. Ela conta que sofreu uma crise de hipertensão arterial porque não leu a bula de um medicamento para tratar tosse alérgica.

SONORA: dona de casa – Lavina Souza

Eu já tomei remédio para crise de tosse alérgica e minha pressão foi lá em cima. E eu entendi depois que eu fui ler a bula, que quem era hipertensa não podia tomar aquele remédio. Então, eu aconselho que ninguém deve tomar remédio sem ler a bula.”

REPÓRTER: Desde 2009, a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, determina que as bulas devem ter uma linguagem simples, para que todo cidadão compreenda claramente as informações sobre o medicamento, conforme explica a coordenadora de Bulas e Rotulagem de Medicamentos da Anvisa, Fernanda Horne.

SONORA: coordenadora de Bulas e Rotulagem de Medicamentos da Anvisa – Fernanda Horne

E se ele ler a bula e não entender, que ele pergunte para o seu médico ou para o farmacêutico que está na farmácia, sobre as informações e como ele vai utilizar corretamente esse medicamento. Então assim, toda a informação que está ali, ela é importante para você poder fazer o uso seguro e garantir que aquele medicamento que você está adquirindo é o mesmo que você queria adquirir.”

REPÓRTER: A Anvisa disponibiliza na internet um banco de dados de consulta às bulas de medicamentos. O “Bulário Eletrônico” pode ser acessado tanto por profissionais de saúde, como pela população em geral, para obter informações contidas nas bula dos medicamentos registrados e comercializados no Brasil. Para saber mais, acesse a página da Anvisa . O endereço é: www.anvisa.gov.br

Reportagem, Diane Lourenço

Receba nossos conteúdos em primeira mão.