BREJINHO (PE): Ministério da Saúde recomenda que cidade priorize ações de combate ao Aedes aegypti

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A luta contra o Aedes aegypti continua em Brejinho. De acordo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco, 271 casos de dengue e 22 de chikungunya já foram notificados na cidade. O vírus Zika não foi nem notificado. As doenças são causadas pelo mosquito Aedes aegypti.
 
Ainda que os números estejam baixos, receber os agentes de saúde e endemias em casa é uma medida importante para combater o mosquito e se prevenir das doenças que ele transmite.
 
Cinco agentes de endemias atuam nas ruas do município para identificar e eliminar possíveis criadouros do inseto. O coordenador de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Brejinho, Elenildo Medeiros, reforça a importância desse trabalho.
 
SONORA: Elenildo Medeiros, coordenador de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Brejinho
 
“Pedimos à população do município de Brejinho, Pernambuco, que colabore, juntamente conosco, nas medidas de combate e prevenção do mosquito Aedes aegypti. Esse mosquito que, agora, não transmite só a dengue, mas também a Zika e a chikungunya.”
 
REPÓRTER: É importante lembrar que a melhor forma de combater o mosquito é não deixá-lo nascer. Por isso, além de receber a visita dos profissionais, a recomendação é a de que todas as famílias escolham um dia da semana para fazer uma limpeza em casa, como lembra o ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
SONORA: Marcelo Castro, ministro da Saúde
 
“Não se esqueça também de fazer sua parte. Reserve 15 minutos por semana para fazer a ronda em casa e acabar com o mosquito Aedes aegypti. Envolva toda a família, amigos e vizinhos nessa luta. O mosquito não é mais forte que um país inteiro.”

REPÓRTER: Cerca de três mil e 500 agentes de saúde e de endemias visitam e fazem a vistoria em imóveis de Pernambuco para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Em todo o país, são aproximadamente 266 mil agentes de saúde e quase 50 mil agentes de endemias para fazer esse trabalho preventivo.

Se você sabe de algum local que possa servir de acúmulo de água e seja um foco do mosquito, faça uma denúncia à Secretaria de Saúde de Brejinho. O número é o: 3850-1291.
 
Para saber mais sobre como proteger a sua família das doenças transmitidas pelo Aedes, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br.
 
Reportagem, Ana Freire

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.