BRASÍLIA (DF): Homens com idade entre 18 a 35 anos são os principais doadores de sangue na capital federal

Mulheres doam menos sangue que os homens no DF

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Em Brasília, o doador de sangue, geralmente, é do sexo masculino, tem entre 18 e 35 anos e possui ensino médio completo. Das 77 mil doações anuais que são registradas na capital federal, cerca de 65% delas se encaixam nesse perfil, segundo informações do Hemocentro de Brasília. O jornalista Lucas Bolzan, 24 anos, doa sangue há três anos e participa de um projeto que incentiva a doação. Torcedor do Vasco da Gama, ele é um dos responsáveis pelo movimento “Vascaíno é Sangue Bom” no DF, que promove campanhas solidárias de doação de sangue.

TEC./SONORA: Lucas Bolzan, jornalista.
“Desde 2014 eu doo sangue. Entrei nessa campanha de doação de sangue através de uma campanha pelo próprio Vasco aqui em Brasília, que o Vasco criou através do “Vascaíno é Sangue Bom”. É um projeto que começou no Rio de Janeiro, veio para Brasília e eu resolvi também participar da organização desse projeto e, a partir disso, acabei me interessando e comecei a doar. De três em três meses eu doo, cerca de três vezes ao ano.”

LOC.: A chefe do Núcleo de Captação de Doadores do Hemocentro de Brasília, Kelly Borges, ressalta que a doação de sangue deve ser contínua, para que a demanda seja atendida e vidas sejam salvas.

TEC./SONORA: Kelly Borges, chefe do Núcleo de Captação de Doadores do Hemocentro de Brasília.
“Sangue é uma matéria-prima rara. Ela é uma matéria-prima humana, então nós temos que utilizá-la da melhor forma possível, otimizar e tornar esse uso eficiente e racional. Então, a gente separa os hemocomponentes em plaquetas, plasma, hemácias e leucócito. E aí, por exemplo, as plaquetas, depois que a gente faz a separação, elas duram só cinco dias. Então não adianta o doador vir uma vez e não voltar mais. A nossa necessidade ela é permanente.”

LOC.: Em Brasília, o único ponto de coleta, armazenamento e distribuição de sangue e hemocomponentes da rede pública é o Hemocentro de Brasília, que fica localizado no começo da Asa Norte, em frente ao Brasília Shopping. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.