BRASÍLIA (DF): Brasília registra baixos números de casos de Tuberculose

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A capital do país segue firme e forte no combate à Tuberculose. Os dados em toda a cidade são baixos, mas o trabalho feito pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal continua. Panfletagem e conversas sobre a doença nas estações de metrô da cidade são algumas das ações realizadas para conscientizar a população. A forma mais comum da doença é a que ataca o pulmão. O tratamento é gratuito, em qualquer unidade de saúde e dura seis meses.
A duração do tratamento é apontada como um dos motivos para algumas desistências antes de o paciente estar completamente curado. A coordenadora do Setor de Tuberculose do Distrito Federal, Lindivânia Brandão, explica que parar o tratamento pode causar muito mais problemas para o paciente.

TEC/SONORA: Lindivânia Brandão, coordenador do Setor de Tuberculose do Distrito Federal.

“Se o paciente interrompe o tratamento, ele vai levar mais tempo para se curar. Outra coisa que pode acontecer é ele selecionar bactérias resistentes àquela medicação. A equipe de saúde pode ser que tenha que lançar mão de outros medicamentos e o tratamento vai levar mais de seis meses. Então, ele não deve interromper o tratamento por isso.”

LOC: Moradora da cidade, a bancária Stephanie Pimentel, 34 anos, foi diagnosticada com Tuberculose. Ficou afastada do trabalho e das atividades que fazia por conta do problema de saúde. Stephanie manteve o tratamento. Não desistiu em nenhum momento, por mais duro que fosse o processo de cura. Além disso, ela atenta para todos os cuidados que se deve ter com a Tuberculose.

TEC/SONORA: Stephanie Pimentel, bancária.

“Levar o tratamento até o fim, não é só a certeza da tua cura, é a certeza que você não vai propagar a doença, que ela pode ser controlada. E é a garantia da saúde das pessoas que a gente ama.”

LOC: Se você apresentar tosse por mais de três semanas, procure imediatamente uma unidade de saúde. Pode ser Tuberculose! A doença tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS. Para mais informações, acesse saude.gov.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.