BRASIL: Tunísia e Brasil aumentam relações comerciais

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes e o ministro dos Negócios Estrangeiros da República da Tunísia, Khemaïes Jhinaoui, se encontraram nesta quinta-feira, em Brasília, com o intuito de aumentar as relações comerciais entre os dois países. No encontro foram discutidas oportunidades para a dinamização dos fluxos de comércio e investimentos bilaterais, bem como iniciativas de cooperação em áreas como desenvolvimento social, educação, saúde e ciência e tecnologia. É o explica o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes.
 

TEC./SONORA: Aloysio Nunes, ministro das Relações Exteriores.
 

“Estamos trabalhando no rumo de uma aproximação que poderá se transformar em um acordo entre o Mercosul e a Tunísia. Temos também a elaboração de um acordo de facilitação de investimentos entre os nossos dois países. Acordos importantes na área da defesa, na área da promoção da juventude, estamos prontos para transmitir a experiência que temos em matéria de apoio à agricultura familiar, a inclusão social.”
 

LOC.: O relacionamento bilateral com a Tunísia vem ficando mais forte nos últimos anos com a intensificação de missões nas mais diversas áreas. Na última quarta-feira, por exemplo, o chanceler tunisiano presidiu, em São Paulo, a abertura do Fórum Econômico sobre Oportunidades de Negócios entre o Brasil e a Tunísia. No plano econômico-comercial, a Tunísia figura como o 8º principal destino das exportações brasileiras para a África. Apenas no ano passado, o volume de negócios entre os dois países foi de US$ 245 milhões. Além disso, o Brasil exportou para a Tunísia muito mais do que comprou, o que resultou em um total de US$ 150 milhões.
 

Reportagem, Cintia Moreira

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.