BRASIL: Temer anuncia ajuda para recuperar danos causados pela chuva em Pernambuco e Alagoas

Trinta mil pessoas estão desabrigadas em Pernambuco e pelo menos mil pessoas tiveram que deixar suas casas em Alagoas, por conta das chuvas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Após os estragos causados em Pernambuco e Alagoas, por conta da chuva, o presidente Michel Temer visitou os dois Estados para se reunir com gestores estaduais. No encontro, ele se comprometeu a liberar recursos para obras hídricas, incluindo um empréstimo de R$ 600 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES. Este dinheiro deverá ser usado para finalizar quatro barragens que tiveram as obras anunciadas a 7 anos atrás, mas que foram paralisadas por falta de recursos federais. Segundo o presidente da República, Michel Temer, a prioridade é proteger as encostas para que não ocorra mais deslizamentos.

TEC./SONORA: Michel Temer, presidente da República.

“Nós precisamos cumprir a emergência, ou seja, recuperar logo aqueles danos provocados pelas chuvas e mais adiante, já não se trata de emergência, obras indispensáveis, que sejam preventivas. Ou seja, nós temos que proteger as encostas, para que não haja deslizamento, e outros tantos eventos que possam ser levados adiante.”

LOC.: Pernambuco decretou calamidade em 15 municípios, afinal, 30 mil pessoas estão desabrigadas. Agora, há uma força-tarefa para monitorar as chuvas e para planejar quais ações serão feitas. O governador Paulo Câmara afirmou também, que um gabinete de crise vai ser instalado em cada um dos municípios em estado de calamidade. Duzentos profissionais da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros foram enviados para os locais mais atingidos e kits humanitários vão ser distribuídos para os desalojados.

O presidente Michel Temer também esteve em Alagoas e garantiu que vai ajudar o Estado. Pelo menos mil pessoas tiveram que deixar as suas casas por conta das chuvas e quatro pessoas morreram soterradas.

Reportagem, Cintia Moreira

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.