BRASIL: Saiba como solicitar o passaporte de emergência

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Se você tiver urgência para viajar para o exterior, mas ainda não tem o passaporte ou não pode aguardar ele ficar pronto, você pode solicitar o passaporte de emergência. A delegada da Polícia Federal, Alessandra Borba, explica como solicitar o documento.

TEC./SONORA: Alessandra Borba, delegada da Polícia Federal.

“Para solicitar, o cidadão vai cumprir aqueles mesmos requisitos que ele cumpriria para solicitar o passaporte comum. Ele vai apresentar um documento de identidade, o título de eleitor, o comprovante de quitação com  o serviço militar, no caso dos indivíduos do sexo masculino, o CPF, o comprovante de pagamento da GRU. Para fazer jus a emissão de um passaporte de emergência, ele vai ter que apresentar um documento comprobatório de uma situação diferenciada que comprove que ele não pode esperar pelo prazo normal de emissão do passaporte comum.”

LOC.: Este prazo, para emissão do passaporte comum, é de seis dias úteis. E você só pode solicitar este passaporte de emergência nos casos de guerra declarada, nos casos de catástrofe natural, nos casos em que a pessoa precise viajar por conta de más condições de saúde, seja da própria pessoa, de um cônjuge ou de um parente de até segundo grau, nos casos de oferta de trabalho ou estudos no exterior, nos casos de ajuda humanitária ou em outros casos que o retardamento da viagem possa causar um dano irreparável ao requerente. A delegada da Polícia Federal, Alessandra Borba, dá mais detalhes de quanto tempo demora para emitir este passaporte de emergência e qual é a validade dele.

TEC./SONORA: Alessandra Borba, delegada da Polícia Federal.

“O passaporte de emergência é emitido em até 24 horas, só que ele vale por um ano só. Ele é um passaporte diferenciado. É mais fino, tem uma coloração diferente e ele não é um passaporte eletrônico. Esse passaporte tem chip e não serve para fins de turismo.”

LOC.: É importante destacar que em alguns países ocorre uma restrição para entrar com o passaporte de emergência, principalmente quando existe um grande fluxo de refugiados ou onde há ameaça terrorista. Então, é preciso ficar atento e só recorrer a esta opção em situações excepcionais.


Reportagem, Cintia Moreira.



Receba nossos conteúdos em primeira mão.