BRASIL: Regulamentação da vaquejada ainda gera debate entre parlamentares

A Emenda Constitucional que libera práticas como as vaquejadas e os rodeios em todo o território brasileiro foi promulgada nesta terça-feira (6) pelo Congresso Nacional.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Argumentos contrários e favoráveis à Proposta de Emenda à Constituição, que trata da regulamentação da vaquejada, no Brasil, ainda fazem parte do discurso dos parlamentares, no Congresso Nacional.

Para o relator da proposta na Câmara, deputado Federal Paulo Azi, do Democratas baiano, a vaquejada é o meio de vida de muitas pessoas. Para ele, se a prática chegasse a ser banida, a economia de várias cidades, principalmente do Nordeste, estariam comprometidas.

TEC./SONORA: Paulo Azi, deputado Federal (DEM-BA)

“Hoje ela é uma atividade sobretudo, uma atividade econômica de muitas daquelas cidades que têm inclusive na vaquejada, sua principal atividade econômica. O banimento dessa atividade traria consequências devastadoras para diversas cidades do Nordeste brasileiro.”

LOC.: A vaquejada é uma prática considerada como esporte e é mais comum no Norte de Nordeste do país. Nela, duplas de vaqueiros, montados em cavalos têm como objetivo derrubar um boi que é puxando pela calda, em uma superfície de areia, demarcada com cal.

O deputado Federal Ricardo Izar, do PP paulista, entende que essa atividade fere os termos da Constituição que tratam da preservação do meio ambiente, já que os animais envolvidos, segundo ele, sofrem tortura e maus-tratos.

TEC./SONORA: Ricardo Izar, deputado Federal (PP-SP)

"Eu sou contrário à questão da vaquejada no Brasil e até lamento de o Congresso Nacional votar um projeto desse que regulamenta a tortura e a crueldade animal. O pessoal que defende a vaquejada, defende que é algo cultural. A cultura a gente muda, a cultura a gente evolui."

LOC.: O deputado Paulo Azi rebate a questão defendida por Ricardo Izar, e afirma que especialistas garantem que os animais não sofrem durante os eventos de vaquejada.

TEC./SONORA: Paulo Azi, deputado Federal (DEM-BA)

LOC.: A Emenda Constitucional que libera práticas como as vaquejadas e os rodeios em todo o território brasileiro foi promulgada nesta terça-feira (6) pelo Congresso Nacional. Agora essas atividades voltam a ser liberadas em todo o Brasil.

Reportagem, Marquezan Araújo
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.