BRASIL: Polícia Federal suspende a emissão de novos passaportes por falta de orçamento

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

BRASIL: Polícia Federal suspende a emissão de novos passaportes por falta de orçamento

 

LOC.: A Polícia Federal anunciou a suspensão da emissão de novas solicitações da caderneta de passaportes. A decisão foi tomada após a PF alegar insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem. 

 

Para o Supervisor de agência de viagens Sérgio Rocha, a decisão representa preocupação para o setor, principalmente no que diz respeito à emissão de passaportes para os guias turísticos.

 

TEC./SONORA: Sérgio Rocha, Supervisor de agência de viagens.

 

 “Nós já temos um primeiro problema, que seriam dos nossos guias, as pessoas que acompanhariam os nossos grupos, que são pessoas que teriam que fazer passaportes, estamos agora num déficit gigante. Algumas pessoas tem que renovar passaporte, outras tem que tirar pela primeira vez e a gente já ficou com esse problema em mãos pra resolver”

 

LOC.: Em nota, a Polícia Federal informou que ainda não existe previsão de quando o serviço será normalizado, fato que preocupa as agências de viagens e os brasileiros que pretendem viajar ao exterior. Sérgio aponta que essa incerteza pode gerar grandes prejuízos às agências.

 

TEC./SONORA: Sérgio Rocha, Supervisor de agência de viagens.

 

 “A Polícia Federal não deu um prazo, é indefinido, ou seja, pode ser daqui a um mês, pode ser daqui a dois meses, sabe-se lá, ou daqui a quinze dias. O fato é que isso já comprometeu um pouco o nosso organograma de serviço. Alguns clientes que nós temos aqui eles não tem a documentação, ou seja, providenciariam e agora isso pode impactar na não aquisição do produto pelo cliente. A gente já recebeu algumas ligações de pessoas já preocupadas.”

 

LOC.: A Polícia Federal informou, ainda, que o agendamento online do serviço e o atendimento nos postos da PF continuarão funcionando normalmente. No entanto, não há previsão para entrega dos passaportes solicitados. Os usuários que foram atendidos nos postos de emissão até o dia 27 de junho receberão seus passaportes normalmente.

  

Reportagem, Déborah Costa

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.