BRASIL: No Dia da Liberdade de Impostos, gasolina e outros produtos são vendidos abaixo do preço, nesta quinta-feira (1)

Na pratica, o brasileiro trabalha cindo meses apenas para pagar impostos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O que você acha de abastecer o seu veículo por um valor abaixo do normal cobrado no mercado? Pois é, hoje (1), os consumidores vão poder comprar gasolina com o preço reduzido em algumas redes de postos espalhadas no país. Isso porque, uma campanha organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem, que reivindica a simplificação tributária no Brasil, pretende chamar atenção para essa causa.

Por isso, a entidade promove, nesta quinta-feira (1), o Dia da Liberdade de Impostos. E para celebrar a data, o combustível vai ser vendido mais barato em alguns postos.

No Distrito Federal, por exemplo, três postos da rede Jarjour, que ficam na Asa Norte, na Asa Sul e na Comercial Sul, de Taguatinga, o preço da gasolina vai passar de R$ 3,39 para R$ 2,14.

O presidente da CDL Jovem do Distrito Federal e coordenador geral da campanha, Raphael Paganini, explica qual é o objetivo da ação.

TEC./SONORA: Raphael Paganini, coordenador geral da campanha

“É uma campanha de conscientização sobre a elevada carga tributária brasileira e a baixa contraprestação que nós temos em serviços para a população como, segurança, como saúde, educação que a gente vê que existe uma desproporção. Hoje, nós trabalhamos 153 dias aproximadamente, no ano, apenas para pagar nossos impostos. Então são mais do que cinco meses que a gente trabalha apenas para pagar os impostos. E depois disso é que nós vamos atrás do restante que nós precisamos.”

LOC.: Além da gasolina, produtos de várias categorias, de diferentes estabelecimentos localizados em todas as regiões do país, também vão ser vendidos sem a cobrança de impostos. O Ceará Moda Shopping, em Fortaleza, o supermercado Extrabom, em Vitória, no Espírito Santo, pizzarias de Joinvile em Santa Catarina e 600 lojas em Belo Horizonte, por exemplo, vão aderir à campanha.
Outro ponto defendido pela CDL Jovem é a simplificação do sistema tributário brasileiro. Para Raphael, a complexidade da cobrança de impostos dificulta o processo de pagamento das taxas cobradas aos empresários.

TEC./SONORA: Raphael Paganini, coordenador geral da campanha

“No Brasil, além de nós pagarmos um percentual muito alto de impostos, o número de impostos que nós temos que pagar é excessivo. A gente é a favor que esses impostos sejam simplificados. Em vez de nós termos tantos impostos, nós poderíamos ter dois, três impostos no máximo. Ficaria mais claro, ficaria mais fácil, ficaria melhor para controlar do que com a quantidade de impostos que nós temos hoje.”

LOC.: De acordo com levantamento do site Portal Tributário, atualmente, no Brasil, existem 94 tributos entre impostos, taxas e contribuições. O Imposto sobre Operações Financeiras, a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços são alguns deles.

Reportagem, Marquezan Araújo
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.