BRASIL: Ministro da Integração Nacional vistoria obras da transposição do São Francisco

Mais de 7 milhões de pessoas vão ser beneficiadas com a obra, em 223 municípios

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, vistoriou o reinício das obras da transposição do São Francisco. As obras da etapa 1 do Eixo Norte haviam sido paradas no ano passado, após a empresa responsável ter declarado que não tinha condições de continuar o projeto.  Depois de nova licitação, o Governo assinou uma ordem de serviço no fim do mês passado e autorizou o reinício das obras. Para o ministro Helder Barbalho, essa é a obra mais importante de recursos hídricos do Governo Federal.

TEC./SONORA: Helder Barbalho, ministro da Integração Nacional.

"Recursos garantidos, assegurados, obra prioritária do Governo Federal. Esta é a obra mais importante de recursos hídricos do Governo Federal. Portanto, asseguro e tranquilizo a população local de que, ao momento do início das ordens de serviço dada nos últimos dias, agora, continuaremos a todo vapor, avançando e cobrando do consorcio vencedor que cumpra com os prazos."

LOC.: Roniedson Alves trabalhou por 4 anos em etapas da transposição do Rio São Francisco. Com o reinício das obras, o trabalhador busca, agora, uma nova oportunidade.

TEC./SONORA: Roniedson Alves, desempregado.

"Por conta da movimentação das obras que estão retomando, estamos aqui entregando currículo na portaria da empresa, para ver se consegue mais uma vaga. Mais uma vez estamos aqui em busca de oportunidade de emprego."

LOC.: A água do São Francisco vai chegar ao Ceará após percorrer o oeste de Pernambuco, passando pelos municípios de Cabroró, Terra Nova, Salgueiro e Verdejante, até chegar a Penaforte. O Eixo Norte da transposição é dividido em três etapas e 94,92% das obras já estão finalizadas. No total, mais de 7 milhões de pessoas vão ser beneficiadas com a obra, em 223 municípios. 

Reportagem, Cintia Moreira
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.