BRASIL: Greve dos bancos continua e agências paradas passam de 13 mil

Greve chegou ao 17º dia

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A greve dos bancários chegou ao décimo sétimo dia nesta quarta-feira (22), de acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, a Contraf, até esta quarta, mais de 13 mil agências estavam com as atividades paralisadas, o que representa 55% das agências do país. Segundo a confederação, a Federação Brasileira de Bancos, Fenabran, rejeitou as propostas feitas pelos bancários. Entre as propostas estão reajuste salArial, participação nos lucros e resultados, piso salArial de três mil 940 reais, reajustes do vale alimentação entre outras.  No início deste mês, a Febraban fez uma contrapropostas, com reajustes de 7% para salários e benefícios, além de abono de três mil e 300 reais, que não foi aceito pela Contraf.
 
O Procon orienta que os clientes dos bancos se previnam de cobranças e multas por atraso em canais alternativos, como casas lotéricas e os correspondentes bancários. Os consumidores  também devem usar os caixas eletrônicos, a internet e o telefone, em caso de dificuldade de acessar esses meios, o Procon deve ser procurado.
 
No caso de escolas, operadoras de planos de saúde e boletos podem ser pagos diretamente no emitente ou por débito em conta. Segundo o Procon, as empresas tem a obrigação de disponibilizar alternativas de pagamento.
 
Se as alternativas se esgotarem, a multa não poderá ter acréscimo de juros ou multas.
 
Reportagem, Raphael Costa

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.