BRASIL: Governo vai modernizar fiscalização trabalhista

A partir da ordem administrativa para fiscalizar o empregador, o auditor terá acesso a todos os dados do empregador, além dos que indicam irregularidades

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O Ministério do Trabalho vai investir R$ 8,5 milhões na modernização da fiscalização trabalhista. O montante será destinado para a aquisição de servidores superpotentes para compor o sistema de informação da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), o Big Data. Segundo o coordenador-geral de Integração Fiscal do Trabalho, o auditor fiscal Edmar Bastos, o ministério está construindo um centro de gestão de informação com dados dos empregadores e trabalhadores contidos nas mais diversas bases de dados governamentais, como Receita Federal, INSS, Caixa, eSocial, Rais, Caged e Seguro-Desemprego. Ele conta como este centro de informações vai auxiliar o governo. 

TEC./SONORA: Edgar Bastos, coordenador-geral de Integração Fiscal do Ministério do Trabalho.

"Vai nos ajudar em diversos aspectos. Primeiro no planejamento das ações fiscais, tornando a nossa ação mais efetiva, sabendo exatamente aonde que você deve ir, aonde que são os problemas que devem ser objeto de intervenção do Estado. Depois disso, a busca de maiores informações a respeito do mundo do trabalho específico que você vai atingir, das empresas, da característica dos empregados, os tipos de afastamento por problema de saúde ou não, enfim..."

LOC.: Outros R$ 3,5 milhões já foram usados para compra de equipamentos de alta capacidade de armazenamento de dados e de processamento. As máquinas estão em funcionamento no órgão para armazenar bases como a Rais, Caged e dados do eSocial doméstico.
Já na fase de fiscalização, a partir da ordem administrativa para fiscalizar o empregador, o auditor terá acesso a todos os dados do empregador, além dos que indicam irregularidades.

Reportagem, Cintia Moreira.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.