BRASIL: Governo Federal auxilia estados brasileiros que estão em situação de emergência

Dentre as ações de socorro, estão o restabelecimento de serviços essenciais e a recuperação de áreas publicadas danificadas pelos desastres naturais

 

Salvar imagem

LOC.: O Ministério da Integração Nacional vai repassar R$ 2,26 milhões à prefeitura de Maceió, Alagoas, para aquisição de kits de ajuda humanitária. A previsão é que cerca de 3.300 pessoas sejam atendidas. Serão 49.230 galões de água de cinco litros, cerca de 820 cestas de alimentos, mais de 3.280 colchões e kits dormitórios, além de kits de limpeza e de higiene pessoal, lona plástica e outros itens. Além disso, também serão viabilizadas a locação de caminhonetes, caminhões e o custeio de combustível dos veículos para auxiliar nos trabalhos de assistência.

Nesta quinta-feira (8), o Ministério da Integração Nacional reconheceu situação de emergência em 19 municípios de Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará e Rio Grande do Sul.

Agora, com a portaria publicada no Diário Oficial da União, as prefeituras podem solicitar o apoio do Governo Federal, via Defesa Civil Nacional, para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas publicadas danificadas pelos desastres naturais. Esta medida tem vigência por 180 dias.

Para conseguir o apoio material e financeiro da Defesa Civil Nacional, os municípios devem apresentar um relatório com o diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta, por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. Só depois da análise técnica, que o Ministério da Integração vai definir o valor do recurso a ser disponibilizado.

Reportagem, Cintia Moreira


 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.