BRASIL: Governo anuncia reforma em área trabalhista

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
REPÓRTER: O presidente Michel Temer anunciou nesta quinta-feira (22) reformas na área trabalhista. Por meio de uma Medida Provisória, o projeto vai permitir a prorrogação, por mais um ano, do prazo de adesão ao Programa Seguro-Emprego, o PSE. O programa garante a redução da jornada de trabalho e a redução no salário em 30 por cento, sem que haja demissão do trabalhador.
 
Outra medida é a prevalência do acordo entre empresas e sindicatos dos trabalhadores sobre a legislação. A Medida Provisória também fixa regras sobre a ampliação do contrato de trabalho temporário de 90 para 120 dias.
 
Durante o anúncio da reforma trabalhista, o governo também explicou que vai formalizar a jornada de até 12 horas por dia. Atualmente, contratos de trabalho com jornadas superiores a oito horas diárias são frequentemente questionados na Justiça do Trabalho, que ainda não reconhece formalmente a jornada mais longa. Com a Medida Provisória, o governo vai manter a jornada de trabalho de 44 horas semanais com mais quatro horas extras, podendo chegar a 48 horas por semana. 
 
Reportagem, Juliana Gonçalves

Receba nossos conteúdos em primeira mão.