BRASIL: Falas de Lula e Dilma expõem movimento do governo para blindar PF, afirma ADPF

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os Delegados de Polícia Federal acreditam que a Presidência da República vai tentar interferir nas investigações da Operação Lava Jato. Em nota, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, a ADPF, repudia a tentativa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, agora ministro da Casa Civil, de pressionar o recém nomeado ministro da Justiça e Subprocurador-Geral da República, Eugênio Aragão, a interferir no trabalho da polícia. A intenção de Lula foi exposta em gravações telefônicas divulgadas pela décima terceira Vara da Justiça Federal de Curitiba. Em um trecho dos áudios, Lula conversa com a presidente Dilma Rousseff e critica os delegados de Polícia Federal que pedem a autonomia administrativa e financeira da instituição.
 
SONORA: ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva
 
“Como é que pode um delegado de Polícia Federal dar uma declaração contra a mudança de ministro?”
 
SONORA: presidente Dilma Rousseff
 
“Eu nunca vi isso. Eu também nunca vi.”
 
SONORA: ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva
 
“Ou seja, eu disse para eles olha: a única pessoa que está precisando de autonomia nesse país é a Dilma por que é a única que foi eleita e que não consegue governar por causa do Congresso, não consegue governar por causa do Tribunal de Contas, não consegue governar por causa do Ministério Público, P*****. Somente quem está precisando de autonomia é a Presidência da República. O resto tudo tem.”
 
REPÓRTER: Em outro áudio liberado pela Justiça, Lula conversa com o ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Paulo Vannuchi. O ex-presidente e atual ministro da Casa Civil pede ao amigo para pressionar o ministro da Justiça, Eugênio Aragão, para interferir no trabalho da Polícia Federal.
 
SONORA: ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva
 
“O negócio é o seguinte, Paulinho, nós temos que comprar essa briga. Eu sei que é difícil, sabe. Eu, às vezes, fico pensando até que o Aragão deveria cumprir um papel de homem naquela P******. Porque o Aragão parece nosso amigo, parece, parece, parece, mas está sempre dizendo: olha...”  
 
REPÓRTER: Para o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Doutor Carlos Eduardo Sobral, as conversas de Lula com a presidente Dilma Rousseff e com o ex-ministro Paulo Vannuchi revelam de forma clara a intenção do governo de paralisar as operações da PF. Carlos Eduardo Sobral lembra ainda que a única forma de garantir que a Polícia Federal fique livre de interferências políticas para combater a corrupção é a instituição conquistar, no Congresso Nacional, a autonomia, e que a corporação não seja mais comandada pelo ministério da Justiça.
 
SONORA: presidente da ADPF, Doutor Carlos Eduardo Sobral
 
“A frase que foi divulgada informando que o ministro Lula, o ex-presidente Lula, cobra do amigo, atual ministro, pulso para controlar a Polícia Federal demonstra de forma inequívoca que há um movimento real e concreto para atrapalhar as investigações da Polícia Federal. Não há dúvidas de que há um movimento nesse sentindo. Não há dúvidas que a Polícia Federal precisa ser protegida. E precisamos de todos para aprovar a nossa autonomia, a PEC 412.”
 
REPÓRTER: A autonomia da Polícia Federal é prevista no Projeto de Emenda Constitucional 412. A PEC está parada na Câmara dos Deputados aguardando para ser votada pelos parlamentares. Uma campanha pela autonomia da PF está nas ruas do país colhendo assinaturas da população para pressionar o Congresso a votar com urgência o projeto. Saiba mais na internet, no endereço adpf.org.br
 
Reportagem, Cristiano Carlos 

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.