BRASIL: Delegacia especializada cria seção para denúncias de violência contra animais

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Os casos recorrentes de maus-tratos e abandono contra animais são muito comuns hoje em dia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), há cerca de 30 milhões de animais abandonados nas ruas do país. Poucos sabem, mas este tipo de ação contra os bichinhos, é considerado um crime e agora, está muito mais fácil denunciar. A Delegacia Especializada do Meio Ambiente e de Proteção a Ordem Urbanística criou uma seção que investiga crimes de maus-tratos contra animais. 
A Delegada da Delegacia Especializada Marilisa Gomes, de Brasília, conta melhor sobre essa nova seção especializada em cuidar somente dos direitos dos animais.

TEC/SONORA: Marilisa Gomes
 
''Agora, com essa seção, daremos uma atenção ainda maior na apuração deste tipo de crimes e, também com tudo isso, nós estamos levando em consideração a indignação da sociedade brasileira com este tipo de crime, esses maus-tratos''.

LOC: A moradora de Planaltina-DF e estudante de Recursos Humanos, Mayara de Sousa Carvalho, de 25 anos, relata que o índice de violência e abandono contra os animais em sua cidade é altíssimo. Ela relembra um caso de maltrato que presenciou e relata para a gente: 

TEC/SONORA: Mayara de Sousa Carvalho
 
''Eu estava indo a padaria e simplesmente eu vi um homem com cinco gatinhos dentro da sacola e simplesmente ele foi em frente ao muro e ele foi jogando na parede para morrer mesmo. Foi muita crueldade aquela cena, e fiquei horrorizada. Ao invés de matar, porque não doar? Liga, anuncia, porque sempre terá alguém que vai querer. Então por favor gente, denuncie''. 

LOC: A delegada, Marilisa Gomes também alerta que a violência contra os animais não é só física. Ela explica quais são as outras formas de constrangimento contra eles.

TEC/SONORA: Marilisa Gomes
 
 ''Os maus-tratos não é só violência física contra o animal. O fato dele ficar preso acorrentado o dia todo, exposto ao sol a chuva, ele estar em um ambiente em salubre, sem higiene... Então, são várias situações em que pode se configurar maus-tratos em que ele pode estar neste sofrimento não só físico mas psicológico''.

LOC: O número de animais abandonados no país é muito grande, mas a esperança é de que ainda existem pessoas que se sensibilizam ao ver um bichinho abandonado, sendo maltratado ou passando fome. É o caso da jornalista e criadora do Projeto Linda Adoção e Proteção, Kátia Marsicano. 
 
O objetivo maior deste projeto, é resgatar animais das ruas proporcionando um lar recheado de amor e carinho. 
A criadora do projeto, Kátia Marsicano, faz um apelo a população pedindo que todos se conscientizem mais em relação aos animais:

TEC/SONORA: Kátia Marsicano
 
''O que falta ainda é consciência das pessoas. a banalização dos maus-tratos ainda é muito grande. As pessoas acham que ver um bichinho na rua, atropelado, passando fome, enfim, aquilo ali não diz respeito a elas e elas não tem noção de que aquilo ali é crime, isso aí tem uma legislação, tem uma pena. Então, é preciso que as pessoas se conscientizem mais''.

LOC: Se você avistou alguma violência contra os animais nas ruas, ou vizinhança, denuncie! Para denunciar ocorrências de casos de abuso contra animais, basta entrar em contato com a Polícia Civil pelo telefone 197 ou comparecer em qualquer delegacia de polícia.

Reportagem, Tayssa Bryto

Receba nossos conteúdos em primeira mão.