BRASIL: Criação de varas de Justiça especializada em crimes de corrupção pode ajudar combate à impunidade, defende ADPF

Medida acompanharia evolução da PF, segundo presidente da associação

Salvar imagem

REPÓRTER: Um dos principais órgãos de combate à corrupção no Brasil, a Polícia Federal investiga e prende os envolvidos nas ações de maior e menor gravidade. Com o intuito de fortalecer e organizar a entidade no combate a esse tipo de crime, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, ADPF, sugere a criação de varas na Justiça Federal especializadas em improbidade administrativa e crimes de corrupção.
 
Segundo o presidente da associação, Carlos Eduardo Sobral, essa medida vai acompanhar a evolução da PF, que já tem uma delegacia de crimes fiscais. Para o presidente da ADPF, é fundamental a especialização do juiz.
 
 
SONORA: Carlos Eduardo Sobral- presidente da ADPF
 
 
“Se o juiz também não for especializado no assunto, ele terá dificuldades. E nós temos o exemplo que pode ser apresentado, que é em Curitiba, na vara do juiz Sérgio Moro, que é uma vara especializada em lavagem de dinheiro e os resultados falam por si só o sucesso da experiência. Nós temos que replicar as varas especializadas em todo o País.”
 
 
REPÓRTER: Além da criação das varas especializadas em crimes fiscais nos tribunais brasileiros, a ADPF tem outras sugestões para intensificar o combate à corrupção e diminuir os casos de impunidade. Entre as propostas, estão a adoção do inquérito eletrônico, a priorização das investigações, o afastamento de servidores envolvidos em casos de corrupção e a adoção de uma registro civil nacional.
 

 

Reportagem, Raphael Costa

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.