BRASIL: Consumo de energia elétrica sobe em setembro

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O consumo nacional de energia elétrica no mês de setembro cresceu 1,4 por cento em relação ao mesmo mês em 2015. Ao todo, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (31) pelo boletim da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), os brasileiros consumiram 38.259 gigawatts-hora (GWh) durante o mês. 
O consumo que mais aumentou foi o realizado nas residências, que cresceu 4,6% em setembro, a sétima alta mensal consecutiva. As regiões que se destacaram foram a Sudeste, com uma alta de 5,7 por cento, a Nordeste, com um aumento de 5,2 por cento e a Sul, com elevação de 4,4 por cento.
O maior recuo verificado, foi no consumo de energia na classe comercial, com declínio de 1 por cento em setembro, e de 2,1 por cento no trimestre, ainda refletindo o cenário econômico desfavorável de queda na renda real, aumento do desemprego e de condições de crédito adversas, segundo o boletim.
A classe da indústria apresentou estabilidade em setembro, queda de -0,1 por cento. Houve aumentos no consumo de eletricidade em alguns segmentos, como metalúrgico, de papel e celulose, têxtil, químico, alimentício e automotivo.
No terceiro trimestre do ano, a queda de consumo de energia elétrica na Indústria foi de 0,4%, a menor em 12 meses. No trimestre encerrado em setembro, o consumo nacional de eletricidade alcançou 112.838 GWh, um aumento de 0,6% em relação ao igual período de 2015. Esse foi o segundo trimestre consecutivo com crescimento na demanda por energia.
 
Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.