BRASIL: Consumo de energia elétrica cai 4,4% em novembro

De acordo com a EPE, um dos motivos para a queda no consumo foi o desastre ambiental em Mariana, que paralisou a produção de algumas unidades de extração de minerais metálicos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O consumo de energia elétrica no Brasil caiu 4,4 por cento em novembro de 2015, na comparação com o mesmo mês em 2014. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética, a EPE, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, em novembro do ano passado, foram consumidos cerca de 39 mil gigawatts/hora.
 
De acordo com a EPE, a maior queda foi observada na indústria, com um consumo 8,9 por cento menor que no mesmo período de 2014. O setor é o que mais utiliza energia elétrica no país. A atividade caiu de 15,3 mil gigawatts, em novembro de 2014, para 13,9 mil gigawatts, em novembro do ano passado. Um dos motivos para a queda no consumo foi o desastre ambiental em Mariana, que paralisou a produção de algumas unidades de extração de minerais metálicos e deixou o mercado consumidor enfraquecido para as indústrias metalúrgicas.
 
Nas residências o consumo de energia caiu 2,2 por cento, fechando novembro com média de 11,1 mil gigawatts. A queda do consumo comercial, por sua vez, chegou a 2,6 por cento.

 

Repórter, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.