BRASIL: Conselho Nacional de Trânsito publica medida que facilita a vida de quem teve a placa do carro clonada

A resolução entra em vigor em 90 dias após a publicação

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O condutor que tiver a placa do veículo clonada vai poder pedir uma nova diretamente ao Departamento de Trânsito, sem a necessidade de esperar que o veículo que esteja usando a placa de forma ilegal seja encontrado. A resolução foi publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito. Além disso, também não há necessidade de abrir um processo e contratar advogados. A estudante Monalisa Bezerra teve a placa do carro clonada e por conta disso, teve que procurar diversos órgãos para solucionar o problema.

TEC./SONORA: Monalisa Bezerra, estudante.

“Eu tive que diversas vezes ir ao DER, ao DNIT, ao Detran e diversos setores. Sempre me mandam para vários locais... também tive que ir diversas vezes no fórum, porque lá eu entrei com ação no Tribunal de Justiça falando sobre as multas e também sobre a não aceitação do Detran com a troca de placa.”

LOC.: O coordenador de educação do Departamento Nacional de Transito, Francisco Garonce, conta como os proprietários identificam que o carro foi clonado.

TEC./SONORA: Francisco Garonce, coordenador de educação do Denatran.

“Normalmente, esta identificação do clonado se dá por conta de multas, que começam a aparecer e o indivíduo não sabe o por quê. Eu nunca estive em determinado lugar... ou vem a fotografia e ele identifica que, no momento da infração, quando o carro foi flagrado, aquela imagem não corresponde exatamente ao seu veículo, quer seja porque tem um adesivo que o seu veículo não tem, ou porque tem um amassado, ou porque tem uma película diferente no vidro. Então estas características são integradas no processo, que agora já está regulamentado no Conselho Nacional de Trânsito e isto facilita a vida do cidadão de bem.”

LOC.: A atual frota nacional de veículos ultrapassa os 92 milhões de carros.

Reportagem, Cintia Moreira

Receba nossos conteúdos em primeira mão.