BRASIL: A cada 7 minutos ocorre 1 denúncia de violência contra mulher

O Disque 180 é um serviço de utilidade pública gratuita e confidencial.  

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de audio - 

REPÓRTER: Dados da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, a partir do Disque 180, mostra que o Brasil registrou, nos dez primeiros meses do ano passado, mais de sessenta e três mil denúncias de violência contra a mulher - o que corresponde a um relato a cada 7 minutos no País. No Pará, o Poder Judiciário tem buscado a cada dia mecanismos de ajuda e proteção as mulheres em situação de violência doméstica. Mais um ferramenta de segurança para as mulheres que estiverem sob medida protetiva está em teste. É o aplicativo “S.O.S Mulher”. O aplicativo poderá ser acionado apenas com três toques na tela do celular e os aparelhos ainda contam com GPS, como ressalta a juíza auxiliar da Coordenadoria da Mulher do TJPA, Mônica Maciel.

 
SONORA: Juíza Mônica Maciel.
 
“E as mulheres vitimas de violência que estejam sob medidas protetivas em situação em que demanda cuidados relacionados ao risco de sua integridade física, a sua vida, receberam os smartphone com o aplicativo e poderão acionar com três toques na tela, a partir desse momento que ela aciona há um retorno por parte da guarda municipal, também haverá um toque vibratório mostrando que ela será atendida e tem também GPS nos aparelhos pra poder localizar essa vitima em situação de risco”.
 
REPÓRTER: Segundo dados da coordenadoria estadual de Mulheres em Situação de Violência Doméstica, o estado do Pará, que anteriormente ocupava o 4º lugar no ranking dos Estados com mais casos de violência contra a mulher, agora está na 10ª posição. A juíza Mônica Maciel ressalta que qualquer pessoa pode denunciar casos de violência contra a mulher.
 
SONORA: Juíza Mônica Maciel.
 
Seja um vizinho, um familiar, muitas vezes a mulher por uma dependência financeira, ou pior que a financeira, uma dependência até afetiva, emocional, ela não tem condições de denunciar, mas se o vizinho souber, um familiar próximo pode oferecer denuncia, se ele ficar preocupado com sua integridade pode utilizar o numero 180, que é um numero nacional”.
 
REPÓRTER: O Disque 180 é um serviço de utilidade pública gratuita e confidencial, oferecido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. O atendimento é oferecido 24 horas por dia, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados. 
 
Reportagem, Storni Jr.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.