BOM JESUS (RN): Vacinação contra HPV é oferecida em quatro postos de saúde da cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As meninas de 11 a 13 anos de Bom Jesus que não tomaram a segunda dose da vacina contra o HPV devem se imunizar no posto mais próximo de casa. O município oferece a dose em quatro pontos de vacinação. Quem mora no centro da cidade pode procurar a Unidade de Saúde de Bom Jesus, na rua Manoel Andrade, entre as sete da manhã e cinco horas da tarde. A vacina é de graça, além de ser a forma mais segura de prevenção ao vírus. O enfermeiro Felipe Augusto Ribeiro, destaca que a informação é fundamental para conscientizar as pessoas sobre a importância da vacina.
 
SONORA: Enfermeiro, Felipe Augusto Ribeiro
 
“Eu acho que a gente que trabalha com saúde tudo parte de uma sensibilização, que se dar por meio da conscientização. Quanto mais a gente tiver material que seja disponibilizado de fonte segura, por exemplo, o ministério da Saúde, que a gente possa transmitir para essas pessoas dizendo que não há riscos para quem toma. E para conscientizar essa população que está sendo resistente a segunda dose”.

REPÓRTER: O HPV é o principal causador do câncer do colo do útero, um dos que mais mata mulheres no País. Como ressalta o secretário de Ciência, Tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.

SONORA:
Epidemiologista do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“O câncer de colo do útero ainda mata a cada dia 14 mulheres em nosso País. São as mães e avós das meninas que hoje tem a oportunidade de tomar a vacina. Por isso que nenhuma família pode negar esse direito a menina. Por isso que é importante que a menina se conscientize, se informe e exija que seu direito seja garantido”.

REPÓRTER: As quatro unidades de saúde de Bom Jesus que oferecem a vacina funcionam de segunda a sexta-feira, das sete da manhã às cinco horas da tarde. Para receber a imunização a menina precisa levar a caderneta de vacinação e o documento de identidade. É necessário tomar as três doses para ficar imune ao HPV.
 
Reportagem, Rodrigo Nunes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.