Boletim de Notícias: Destaques deste sábado (20)

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Destaques deste sábado, 20 de Maio de 2017.

Bom dia, comunicador!

Confira um apanhado de notícias que marcaram esta semana e mantenha seu ouvinte bem informado ao longo deste sábado.

POLÍTICA E ECONOMIA

A semana foi marcada pela grave crise política instalada no governo Michel Temer, após a divulgação de áudio com diálogo entre o presidente e o empresário Joesley Batista, um dos donos da JBS Friboi.


Tudo se iniciou na noite de quarta-feira (17), quando o Brasil foi surpreendido com uma notícia publicada no site do jornal ‘O Globo’. A reportagem trazia a informação de que Temer teria ouvido de Joesley Batista que o empresário estava dando a Eduardo Cunha e ao operador Lúcio Funaro uma mesada para que os dois permanecessem em silêncio na prisão. Temer, então, segundo o jornal, disse: "Tem que manter isso, viu?".

Em pronunciamento, o presidente afirmou não ter envolvimento com esses fatos e foi categórico: “Não renunciarei”. Mesmo assim, o futuro de Temer no Planalto é incerto.

Além de Temer, a delação premiada dos irmãos Joesley Batista e Wesley Batista, já homologada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, atinge o senador Aécio Neves e os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff.


E a turbulência política – é claro – resvalou no Congresso e praticamente paralisou o andamento das reformas da Previdência e Trabalhista, propostas que tramitam na Câmara e no Senado. Para analistas, deixar as votações de molho pode trazer grandes prejuízos para economia. Essa é a avaliação do cientista político Leonardo Barreto
.

A crise também ofuscou bons resultados de recuperação econômica, divulgados no início da semana. O número de contratações no país, por exemplo, foi maior do que o de demissões, em abril, segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged
.

SAÚDE E BEM ESTAR


Mais de 123 milhões de pessoas a partir de 15 anos não praticam nenhuma atividade física ou esporte.


O Brasil quer aumentar o número de novas doadoras voluntárias, bem como o volume de leite humano coletado e distribuído aos recém-nascidos prematuros e de baixo peso, internados por todo o Brasil.


ESPORTE

Neste sábado (20), a bola vai rolar pela segunda rodada da Série A, do Campeonato Brasileiro. Confira os jogos.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.