BOLETIM DA SAÚDE: Confira destaques do Ministério da Saúde da semana de 3 a 9/3

O Boletim da Saúde desta semana traz informações sobre o projeto que vai ampliar o planejamento da gravidez e humanização do parto. Também vai falar sobre transplante de órgãos no Brasil.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 ABERTURA: Boletim do Ministério da Saúde. 

LOC EDMAR: Olá, Brasil! É com muita alegria que estamos aqui mais uma vez para compartilhar as ações que o Ministério da Saúde desenvolve para toda a população. Eu sou Edmar Soares e a partir de agora você fica sabendo quais são os destaques dessa semana. É com você, Débora Rocha!

LOC DÉBORA: Edmar, nesta semana o Boletim da Saúde traz informações sobre o projeto que amplia o planejamento da gravidez e humanização do parto. Também vamos falar sobre transplante de órgãos no Brasil. Para começar, vamos chamar o repórter Janary Damacena com informações sobre transplantes de órgãos. Diga ai, Janary!

REPÓRTER JANARY: O Brasil bateu recorde na realização de transplantes de coração em todo o Brasil no ano passado, com 357 procedimentos. Isso foi possível graças a um decreto presidencial assinado em junho de 2016. O ato possibilitou um aumento de 13% nos transplantes de coração. E somando todos os órgãos transportados pela FAB, esse número aumenta mais de três mil por cento. O decreto estabelece que a Aeronáutica deve manter um avião da Força Aérea Brasileira em solo, à disposição, para qualquer chamado de transporte de órgãos ou de pacientes em aguardo de transplantes no Sistema Único de Saúde.

LOC DÉBORA: Janary, o ministério da Saúde tem mais propostas para continuar expandindo o Sistema Nacional de Transplantes?

REPÓRTER JANARY: Tem mais propostas sim, Débora. Como no ano passado foi registrado o maior número de doadores efetivos da história, com 2.983 doadores, o decreto que regulamenta a Lei dos Transplantes foi alterado. O objetivo é fortalecer o processo de doação e transplante no Brasil, aperfeiçoando o funcionamento do Sistema Nacional de Transplantes. Entre as principais mudanças no decreto esta a retirada da exigência do médico especialista em neurologia para diagnóstico de morte encefálica. Desse modo, a constatação da morte encefálica deverá ser feita por dois médicos que acompanham o paciente. Outra novidade é a inclusão do companheiro para autorizar a doação, pois, atualmente, ele é equiparado à condição de marido ou esposa para efeitos civis e, a partir de agora, não será mais necessário estar casado oficialmente para fazer a autorização.

LOC EDMAR: Excelente notícia, Janary. E agora, vamos chamar o repórter Luiz Philipe Leite, que vai falar sobre planejamento de gravidez e humanização do parto. Essas são novidades alusivas ao Dia da Mulher, Luiz?

REPÓRTER LP: Isso mesmo, Edmar! Em oito de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Uma data que nasceu há 100 anos como símbolo da luta de mulheres operárias por melhores condições de trabalho e desde então serve para ampliar os direitos femininos. Por isso, a data foi escolhida pelo Ministério da Saúde para lançar diretrizes inéditas para assistência ao parto normal no Brasil. O documento vai ajudar a orientar profissionais de saúde e gestantes. Além, disso, as maternidades deverão incorporar na assistência a liberdade de posição durante o parto, dieta livre (ou seja, de jejum não obrigatório), presença de doulas, acompanhante, respeito à privacidade da família e métodos de alívio da dor como massagens e imersão em água. O documento apresenta diversas informações, em sua maioria apresentadas por mulheres, como afirmou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

SONORA: ministro da saúde, Ricardo Barros.

“As boas práticas desde o acolhimento até a gestante, foram recebidas 396 contribuições, 84% feitas por mulheres, que resultaram neste protocolo do parto normal que estamos divulgando hoje. Por tanto, é um resultado de um trabalho de muitas cabeças, de muita participação, que nós hoje publicamos como um avanço para as mulheres”.

REPÓRTER LP: Outra medida anunciada é a tentativa do Ministério da Saúde em garantir os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres com a ampliação do acesso ao dispositivo intrauterino de cobre, mais conhecido como DIU, em todas as maternidades do país, após o parto e pós-abortamento. É o que explica o ministro Ricardo Barros.

SONORA: ministro da saúde, Ricardo Barros.

“Estamos hoje, autorizando mais acesso ao DIU, o sistema contraceptivo durável, seguro, e que será implantado no mesmo procedimento do parto ou de um atendimento que for feita às mulheres nas nossas unidades de saúde, de modo que possamos dar mais confiança, mais tranquilidade às mulheres que decidirem por este procedimento”.

REPÓRTER LP: As maternidades têm até 180 dias para se adaptarem às novas medidas.

LOC EDMAR: Luiz, muito obrigados pelas informações. E chegou a hora de a gente ir embora. Obrigado a você que nos acompanhou em mais esta edição do Boletim da Saúde. Lembrando que para continuar acompanhando as notícias do Ministério da Saúde basta acessar o portal saúde.gov.br e as nossas redes sociais: facebook.com/minsaude e pelo twitter, @minsaude. Até o próximo programa, Débora!

LOC DÉBORA: Até lá, Edmar! Ótima semana para você e para todos os ouvintes que acompanham as ações do Ministério da Saúde em todo Brasil.

ENCERRAMENTO: Boletim do Ministério da Saúde. Coordenação: Jacy Diello. Apresentação Edmar Soares e Débora Rocha. Trabalhos técnicos de Fabrício Lázaro e Robson Ferreira. Realização Ministério da Saúde.
 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.