BOLETIM DA SAÚDE – 25/08/2017

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

SINOPSE:

O Boletim da Saúde desta semana vai falar sobre a expansão temporária da vacina contra o HPV. Também vai tratar da ampliação de cirurgias e transplantes no Instituto Nacional de Cardiologia.

*******************

ABERTURA: Boletim da Saúde. Parceria Rede Nacional de Rádio e Ministério da Saúde.

LOC EDMAR: Olá, para você que nos ouve do Oiapoque ao Chuí. Estamos aqui para compartilhar com todo o Brasil as ações que o Ministério da Saúde desenvolve para toda a população. Eu sou Edmar Soares e a partir de agora você fica sabendo quais são os destaques dessa semana. É com você, Luiz Philipe Leite!

LOC LUIZ: Edmar, nesta semana, o Boletim da Saúde vai falar sobre a expansão temporária da vacina contra o HPV. Também vai tratar da ampliação de cirurgias e transplantes no Instituto Nacional de Cardiologia. Para começar vamos chamar o repórter Janary Damacena. Janary, quer dizer que o Instituto Nacional de Cardiologia tem conseguido ampliar o atendimento?

REPÓRTER JANARY: É isso mesmo, Luiz! O Instituto Nacional de Cardiologia funciona no Rio de Janeiro. E é a unidade de referência em cirurgias cardíacas do Ministério da Saúde em todo Brasil. O INC ampliou o número de cirurgias e transplantes neste ano. Em agosto, o Instituto atingiu a marca de seis transplantes de coração. É a mesma quantidade de procedimentos realizados em todo o ano passado. A unidade é a única instituição pública que realiza transplantes cardíacos em adultos e crianças no estado do Rio de Janeiro e é a segunda que mais faz cirurgias de cardiopatias congênitas no Brasil. Segundo a coordenadora assistencial do Instituto, Aurora Issa, a expectativa é avançar no número de procedimentos. Mas, para isso, são necessários mais doadores de órgãos.

SONORA: coordenadora assistencial do INC, Aurora Issa

“Doação de órgão é um ato de amor. Sem dúvida a possiblidade de que, a pesar de uma perda que é grande para as famílias, ter, nesse momento, a alegria de saber que outra pessoa vai ter a vida salva”.

REPÓRTER JANARY: O caso do aposentado José Osmar Ferreira, de 45 anos, é exemplar. Há cinco anos, ele recebeu um transplante de coração, no INC, e mudou de vida.

SONORA: aposentado José Osmar Ferreira, de 45 anos,

“Eu sentia muita falta de ar. Muito cansaço. Meu corpo muito inchado. Então era muito ruim. Eu não conseguia fazer praticamente nada. Com três meses, apareceu um doador que doou esse coração maravilhoso para mim. E quando a gente passa por um transplante, a gente faz a reabilitação cardíaca lá mesmo no hospital. Então eu comecei a fazer a atividade lá no Instituto. Comecei a correr na esteira, na reabilitação. E hoje eu estou sendo um atleta transplantado”.

REPÓRTER JANARY: Além dos transplantes de coração, o INC realizou ainda 662 cirurgias cardíacas no 1º semestre. São 23 procedimentos a mais em relação ao mesmo período do ano passado.

LOC LUIZ: Obrigado, Janary, pelas informações. O resultado desse aumento se deu em razão de uma reorganização de equipes e realocação de recursos no Instituto.

LOC EDMAR: Agora vamos acompanhar uma notícia sobre a ampliação da oferta da vacina contra o HPV. Quem tem os detalhes é a repórter Érika Braz. Érika a vacina agora é para todo mundo?

REPÓRTER ÉRIKA: Então, Edmar... Homens e mulheres, entre 15 e 26 anos, poderão receber a vacina de HPV pelo Sistema Único de Saúde temporariamente. A iniciativa será válida para os municípios que possuam vacinas em estoque, com prazo de validade até setembro de 2017. De acordo com João Paulo Toledo, diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, a iniciativa tem como objetivo evitar um possível desperdício de doses.

SONORA: diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, João Paulo Toledo.

“É importante colocar que essa medida, essa ampliação da faixa etária, ela é uma ampliação temporária. E ela vai acontecer naqueles municípios que têm estoque de vacina com prazo de validade da vacina até setembro deste ano, de 2017. Com o fim desses estoques, nossa orientação, do Ministério da Saúde, é de que a vacina continue sendo administrada apenas no público-alvo, e aí, ressaltando que o público-alvo são os meninos de 11 a 13 anos e nas meninas de 9 a 14 anos”.

REPÓRTER ÉRIKA: Para a faixa etária de 15 a 26 anos, o esquema vacinal é realizado com três doses, com intervalo de dois e de seis meses. As pessoas que tomarem a primeira dose neste período, excepcionalmente, terão as duas doses subsequentes garantidas no SUS. A vacina contra HPV é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero. Nos homens, protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais e doenças de difícil tratamento.

LOC EDMAR: Que ótima notícia para os nossos jovens. Essa é uma grande oportunidade para se proteger do HPV e das possíveis consequências dessa infecção. Então, você que tem entre 15 e 26 anos, entre em contato com o posto de saúde mais próximo e veja se há a possibilidade de você receber as doses da vacina com estoque até setembro deste ano. E depois dessa excelente notícia, chegou a hora de irmos embora. Obrigado a você que nos acompanhou em mais esta edição do Boletim da Saúde. Lembrando que para continuar acompanhando essas e outras notícias do Ministério da Saúde basta acessar o portal saúde.gov.br e as nossas redes sociais: facebook.com/minsaude e pelo twitter, @minsaude. Até o próximo programa, Luiz!

LOC LUIZ: Até lá, Edmar! Ótima semana para você e para todos os ouvintes que acompanham as ações do Ministério da Saúde em todo Brasil.

ENCERRAMENTO: Boletim do Ministério da Saúde. Coordenação: Jacy Diello. Apresentação Edmar Soares e Luiz Philipe Leite. Reportagem Janary Damacena e Érika Braz. Trabalhos técnicos de Fabrício Lázaro e Ricardo Xavier. Realização Rede Nacional de Rádio e Ministério da Saúde.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.