BOLETIM DA SAÚDE - 12/05/2017

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

SINOPSE:

O Boletim da Saúde desta semana vai falar sobre o Dia D de Vacinação contra a Gripe e sobre o fim da Emergência Nacional de Saúde Pública relacionada a zika e microcefalia.

*******************

ABERTURA: Boletim do Ministério da Saúde. Parceria Rede Nacional de Rádio e Ministério da Saúde.

LOC EDMAR: Olá, para você que nos ouve em todo Brasil! Estamos aqui para compartilhar as ações que o Ministério da Saúde desenvolve para toda a população. Eu sou Edmar Soares e a partir de agora você fica sabendo quais são os destaques desta semana. É com você, Débora Rocha!

LOC DÉBORA: Edmar, nesta semana o Boletim da Saúde vai falar sobre o Dia D de Vacinação contra a Gripe e sobre o fim da Emergência Nacional de Saúde Pública relacionada à zika e microcefalia. Vamos começar chamando o repórter Janary Damacena para falar sobre o Dia D. Janary, têm vacina para todo mundo?

REPÓRTER JANARY: Tem sim, Débora. E é neste sábado, 13 de maio. O Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, fará o Dia D de mobilização nacional para a vacinação contra a gripe. O Governo Federal quer imunizar mais de 54 milhões de pessoas. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, explicou por que a população deve procurar a vacina o mais breve possível.

SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros

“Tentaremos, a cada ano, iniciar a vacina mais cedo para que as pessoas tenham mais proteção e a gente evite óbitos por Influenza. Estamos disponibilizando 60 milhões de doses para alcançar 54 milhões de pessoas. No ano passado, fizemos 93% de cobertura vacinal. Esperamos este ano, de novo, superar os 90%. Precisamos incentivar as pessoas a buscarem a vacina para que nós possamos manter um número baixo de casos, um número baixo de óbitos de gripe neste ano de 2017”.

REPÓRTER JANARY: Como eu disse, Débora, tem vacina para todo mundo que faz parte do público-alvo. Ou seja, professores; pessoas com mais de 60 anos; crianças de seis meses a menores de cinco anos; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, mulheres que deram a luz nos últimos 45 dias; pessoas privadas de liberdade; e os funcionários do sistema prisional.

LOC DÉBORA: Obrigado, Janary, pelas informações. E para você que nos ouve e faz parte ou conhece alguém do público-alvo, procure a unidade de saúde mais próxima da sua residência. Durante este sábado, em todo o país, as salas de vacina vão funcionar das 7 horas da manhã às 7 horas da noite. Aproveite então esta chance para receber a sua dose de proteção contra a gripe.

LOC EDMAR: E agora é hora de chamar o repórter Luiz Philipe Leite, que traz informações sobre Zika e microcefalia. Diga lá, Luiz!

REPÓRTER LP: Edmar, o Ministério da Saúde declarou o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional relacionada ao vírus Zika e a microcefalia. A decisão, informada à Organização Mundial da Saúde, ocorre 18 meses após o decreto de emergência. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Adeílson Cavalcante, destacou que o enfrentamento ao Aedes aegypti será mantido em todos os níveis.

SONORA: secretário de Vigilância em Saúde/MS, Adeílson Cavalcante

“Tudo que foi feito no período compreendido entre a decretação e atualmente, tudo será mantido. Todas as políticas públicas de combate às arboviroses são mantidas. Nós, hoje, temos, segundo relatório internacional, parâmetro para suspender a emergência em zika e microcefalia. Portanto, todas as ações de rotina continuarão”.

REPÓRTER LP: Um dos pontos da avaliação de risco da OMS é de que o evento seja considerado incomum ou inesperado. Isso não ocorre mais, visto que há conhecimento científico suficiente que comprova a relação do Zika com as alterações neurológicas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, os casos de microcefalia têm apresentado redução importante no número de novas notificações a cada semana. A redução nos casos das doenças pode ser atribuída a um conjunto de fatores, como a mobilização nacional contra o mosquito Aedes aegypti que, além do zika, também transmite dengue e chikungunya.

LOC DÉBORA: Obrigado pelas informações, Luiz Philipe Leite. Lembrado que você, ouvinte, continua sendo o parceiro mais importante na luta contra o mosquito Aedes aegypti. Especialmente nesse período de poucas chuvas. Por isso, aproveite este momento em que a incidência do mosquito é menor para destruir possíveis criadouros. Basta que cada família dedique 15 minutos por semana para cuidados com a limpeza de caixas d’água, piscinas, calhas de telhados e pratos de vasos de plantas. É preciso atenção também com os quintais das casas para não amontoar lixo com sacos plásticos, garrafas, pneus ou qualquer outro objeto que possa acumular água da chuva.

LOC EDMAR: E chegou a hora da gente ir embora. Obrigado pela sua audiência sempre tão atenciosa! Lembrando que para continuar acompanhando essas e outras notícias do Ministério da Saúde basta acessar o portal saúde.gov.br e as nossas redes sociais: facebook.com/minsaude e pelo twitter, @minsaude. Até o próximo programa, Débora!

LOC DÉBORA: Até lá, Edmar! Ótima semana para você e para todos os ouvintes que acompanham as ações do Ministério da Saúde em todo Brasil.

ENCERRAMENTO: Boletim do Ministério da Saúde. Coordenação: Jacy Diello. Apresentação Edmar Soares e Débora Rocha. Reportagem Luiz Philipe Leite, Janary Damacena e Érika Braz. Trabalhos técnicos de Fabrício Lázaro e Ricardo Xavier.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.