BOA VISTA (RR): Hemocentro de Boa Vista faz campanha de sensibilização: todos podem precisar de sangue

Hemocentro de Boa Vista reforça que o sangue é insubstituível e que a unidade de coleta irá sempre depender do ato de doação de todos para manter os estoques em níveis satisfatórios para atender às demandas do estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Com 22 anos, Grace Rocha tem a consciência que não é preciso ter o tipo sanguíneo mais raro para o seu sangue ser importante ao hemocentro. Desde os 18 anos, a jovem estudante de Boa Vista se coloca no lugar de quem precisa de sangue e vai ao Hemocentro Coordenador de Roraima, de seis em seis meses, para ajudar até quatro vidas que dependem de sangue.

TEC./SONORA: 
Grace Cristine Sevalho Rocha, 22 anos, estagiária, Boa Vista (RR).

“Sempre foi o meu sonho, é uma questão de realização pessoal. Eu sempre tive aquela coisa de querer ajudar o próximo e sempre aquele pensamento de que um dia pode ser eu. E foi isso que me motivou a doar sangue. Porque eu vejo a necessidade dos hemocentros, eu vejo que o meu sangue não é um dos mais raros, ele é o mais comum, na verdade. Mas eu prezo muito para que as pessoas tenham essa mesma consciência de que um dia pode ser ela, naquele lugar.”


LOC.: É na linha do pensamento de Grace, que qualquer um pode um dia precisar de sangue, que a diretora geral do Hemocentro Coordenador de Roraima trabalha para mobilizar a sociedade. Ela reforça que o sangue é insubstituível e que a unidade de coleta irá sempre depender do ato de doação de todos para manter os estoques em níveis satisfatórios para atender às demandas do estado.

TEC./SONORA: Gabrielle Cruz Duarte, diretora geral do Hemocentro Coordenador de Roraima.

“Nós não temos um controle factual da nossa vida de dizer: ‘olha, eu nunca vou precisar de sangue’, visto que eu estou suscetível a qualquer momento a sofrer um acidente que possa afetar nesse meu quantitativo de sangue, desenvolver alguma doença que precise, até mesmo a própria dengue, caso evolua para uma dengue hemorrágica. E com essa consciência, de que é insubstituível e de que qualquer um de nós está passível a precisar em algum momento , é que eu busco sempre sensibilizar a sociedade que nós podemos, sim, tirar um tempo do nosso dia para fazer um ato de amor ao próximo, com o ato de doar sangue.”

LOC: Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Não importa o seu tipo de sangue, ele sempre será valorizado. Se você tem entre 16 e 69 anos, está com a saúde em dia e pesa mais de 50 quilos, pratique esse ato de solidariedade e amor ao próximo. O hemocentro de Roraima fica em Boa Vista, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, Setor Aeroporto. O funcionamento é de segunda a sexta, das sete e meia da manhã às cinco e meia da tarde. O telefone de contato é 2121-0883. Repetindo: 2121-0883. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.