REPÓRTER: O Tribunal Regional Eleitoral do Pará convoca os eleitores de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, para o recadastramento biométrico que teve inicio no último dia 5 de agosto. Apenas 20% dos eleitores já procuraram o TRE para efetuar a troca do título pelo cadastro biométrico. Isso significa que pouco mais de 52 mil eleitores podem ter os títulos cancelados e ficarem impedidos de votar. O Secretário de Tecnologia do TRE, Felipe Brito, ressalta que o Tribunal está oferecendo dois postos de atendimento.
SONORA: Felipe Brito, secretário de Tecnologia do TRE-PA.
“O TRE esta oferecendo dois postos de atendimento. Um posto de atendimento agendado pela internet, este posto fica localizado nas dependências da 43° Zona Eleitoral que era um cartório eleitoral, na Rua José Marcelino, na fronteira entre Ananindeua e Marituba, e o outro posto bem no centro de Marituba”.
REPÓRTER: O Secretário de Tecnologia do TRE, Felipe Brito, destaca os documentos necessários que o eleitor deverá levar para realizar o recadastramento biométrico.
SONORA: Felipe Brito.
“A documentação é bastante simples, não há necessidade de cópias ou de fotografia, o eleitor deverá levar um documento de identificação ou uma certidão de casamento ou a certidão de nascimento e um comprovante de residência, são só esses documentos que precisam ser levados”.
REPÓRTER: O eleitor que não realizar o recadastramento biométrico vai ficar impossibilitado de exercer seu poder de cidadão por meio do voto. O cancelamento do título pode ocasionar na perda de benefícios sociais como Bolsa Família, previdência social ou contratação em empregos. O eleitor pode fazer seu agendamento para ser atendido com hora marcada e evitar desta forma filas, como ressalta o Secretário de Tecnologia do TRE, Felipe Brito.
SONORA: Felipe Brito.
“
O que o TRE gosta de destaca é que ele está proporcionando para o eleitor todo o tipo de conforto, inclusive com o atendimento agendado. O eleitor não precisa enfrentar filas, se ele entrar no site do TRE www.tre-pa.jus.br , ele terá a oportunidade de agendar seu atendimento e ser atendido com hora marcada”.
REPÓRTER: O prazo para o recadastramento biométrico para os moradores de Marituba termina no dia 19 de dezembro. O primeiro município a ter biometria no Pará foi Capanema para as Eleições de 2010. Peixe-boi; Ananindeua, Curuçá, Terra Alta, Paragominas, Barcarena, Castanhal e Capitão Poço também já realizaram a biométrica. Treze municípios do Pará ainda estão com atendimento em andamento, entre eles, Afuá, Bragança, Tracuateua, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Santarém, entre outros.
Reportagem, Storni Jr.