REPÓRTER: Professores e alunos das escolas de Bezerros estão envolvidos na luta contra o Aedes aegypti. É por esse motivo que o tema é discutido dentro da sala de aula diariamente. E nesta sexta não vai ser diferente. A partir das nove horas da manhã, estudantes da escola Vicente Ferreira, no distrito de Boas Novas, a 15 quilômetros da sede, vão participar de uma ação de combate ao mosquito transmissor da dengue, Zika e chikungunya. Caminhada com faixas, palestras com orientações sobre prevenção das doenças e distribuição de panfletos estão na programação. A secretária municipal de Educação de Bezerros, Ladjane Torres, ressalta a importância de trabalhar o combate ao Aedes dentro o ambienta escolar.
SONORA: Secretária municipal de Educação de Bezerros, Ladjane Torres
“O grande diferencial é que eles vão se tornar grandes guardiões. Eles estarão no campo de batalha. São os nossos guardiões de hábitos saudáveis, estão vigilantes. Cada criança olha a sua casa.”
REPÓRTER: Apesar de ainda serem apenas estudantes, alguns alunos têm uma grande responsabilidade. Eles se tornaram agentes educativos de combate ao Aedes aegypti. A missão deles é vistoriar a própria casa e a de mais cinco vizinhos. Ladjane diz que o trabalho dos jovens para tentar acabar com o mosquito é fundamental.
SONORA: Secretária municipal de Educação de Bezerros, Ladjane Torres
“A gente percebe as crianças e os jovens como solução de problemas. Então trabalhar a criança e o adolescente na perspectiva de empoderá-los desses potenciais de transformação social, é, talvez, um grande diferencial aqui na nossa cidade.”
REPÓRTER: Atualmente
, Bezerros conta com cerca de 200 agentes comunitários de saúde e de endemias para eliminar criadouros e orientar a população sobre os riscos das doenças transmitidas pelo mosquito. Se você quer saber mais sobre dengue, Zika e chikungunya pode ligar no telefone da secretaria Municipal de saúde de Bezerros. O número é: 3728-6716. Saiba mais na internet, no endereço
combateaedes.saude.gov.br
Reportagem, Marquezan Araújo