BEM-ESTAR: Dia Mundial do Brincar é comemorado neste domingo (28)

Aliança pela Infância promove a oitava edição da Semana Mundial do Brincar

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Quando nós crescemos e nos lembramos dos tempos de criança, em que a nossa única obrigação era brincar, bate uma saudade da infância, não é mesmo? E como para especialistas esse é de certa forma, um assunto que precisa ser levado a sério, neste domingo (28) é comemorado o Dia Mundial do Brincar.
Letícia Zero, coordenadora da Secretaria Executiva da Aliança pela Infância - movimento internacional que trabalha por uma infância digna e saudável – ressalta que toda criança tem o direito de desenvolver e participar de brincadeiras. Este ano, a instituição promove a oitava edição da Semana Mundial do Brincar. A ação começou no último dia 21 e encerra as atividades ainda neste domingo (28).
Para Letícia, essas brincadeiras são excelentes meios de desenvolver a coordenação motora e a inteligência das crianças.

TEC:/SONORA: Letícia Zero, coordenadora da Secretaria Executiva da Aliança

“O brincar livre é muito importante para a infância. O brincar que a criança tem o tempo para desenvolver a brincadeira, o brincar que ela define qual é o interesse dela na brincadeira, é fundamental para o desenvolvimento da criança. Porque ele é, na verdade, a linguagem da criança. O brincar é a maneira como a criança se expressa culturalmente.”

LOC.: A psicóloga infantil, Érica Nunes, explica que o brincar também é o meio natural de a criança interagir com o mundo.

TEC:/SONORA: Érica Nunes, psicóloga infantil

“O brincar é de certa forma, um ensaio para a vida. Quando a criança tem a oportunidade de brincar, de fazer a encenação dela, ocupar papéis, ser o policial, ser o bombeiro, ser alguém da família ali, isso tudo vai fazendo com que a criança conheça melhor o mundo.”

LOC.: Para participar da Semana e do Dia Mundial do Brincar, não precisa se inscrever e nem atuar na área. Basta propor as atividades na sua escola ou no bairro onde você mora.

Reportagem, Marquezan Araújo
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.