BELO HORIZONTE (MG): Telas de proteção contra o Aedes são instaladas nas casas de gestantes, no município

A Secretaria Municipal de Saúde junto com a Prefeitura de Belo Horizonte adotou a iniciativa para evitar que as gestantes peguem as doenças transmitidas pelo Aedes. 
 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As grávidas de Belo Horizonte começam a receber em casa telas de proteção contra o Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, chikungunya e vírus Zika. A Secretaria Municipal de Saúde junto com a Prefeitura de Belo Horizonte adotou a iniciativa para evitar que as gestantes peguem as doenças transmitidas pelo Aedes. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, sete grávidas foram diagnosticadas com vírus Zika na Regional Norte de Belo Horizonte. A prioridade é para mulheres que estão com até 24 semanas de gestação e que moram nas localidades em que está confirmada a circulação do vírus Zika. A gerente de assistência à saúde da Secretaria de Municipal, Taciana Carvalho, explica que a tela oferece dupla proteção contra o Aedes.
 
SONORA: gerente de assistência à saúde da Secretaria de Municipal de Belo Horizonte, Taciana Malheiros Lima Carvalho
 
“As telas representam mais uma ação voltada para as gestantes no primeiro e segundo semestre de gravidez do nosso município. Ela tem uma barreira física, pela própria barreira para a entrada do mosquito e tem o inseticida, letal para o mosquito. Ela promove dupla proteção para a gestante.
 
REPÓRTER: Durante as consultas do pré-natal, as gestantes que moram em áreas onde está confirmada a presença do vírus Zika, a equipe de Saúde da Família acompanha a instalação das telas de proteção e em seguida as gestantes assinam um termo de consentimento. A gerente, Taciana Carvalho, ressalta ainda que as telas podem trazer proteção tanto para a gestante quanto para o bebê.
 
SONORA: gerente de assistência à saúde da Secretaria de Municipal de Belo Horizonte, Taciana Malheiros Lima Carvalho
 
“Um dos grandes benefícios é justamente evitar afetar o bebê, além da própria proteção da mulher gestante que já tem uma suscetibilidade tanto à dengue quanto à Zika e a gente trabalhar com mais uma proposta de proteção à nossa população.”
 
REPÓRTER: A tela tem certificação de dois selos de qualidade, é autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa e é atestada pela Organização Mundial de Saúde. Em Belo Horizonte, 25 casas já receberam as telas de proteção. Saiba mais sobre as ações de combate ao Aedes aegypti na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.