BELÉM: Varas de Família promovem conciliação

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio –

REPÓRTER: O Centro Judiciário de Solução de Conflito (Cejusc - Varas de Família), do Tribunal de Justiça do Pará, realizará na próxima sexta-feira, 26, mais um mutirão de conciliação envolvendo 100 processos das oito Varas de Família de Belém. As audiências buscam solucionar em um único dia processos de divórcio, união estável, guarda de filhos e alimentos. De acordo com a coordenadora do Cejusc Varas de Família, juíza Eliane Figueiredo, a conciliação é o meio mais rápido para resolver um conflito e encerrar um processo. A conciliação é uma forma democrática de resolução dos problemas judiciais, pois todas as partes saem ganhando, destaca o presidente do TJPA, desembargador Ricardo Ferreira Nunes.
 
SONORA: Presidente do TJPA, desembargador Ricardo Nunes.
 
“A conciliação é uma forma democrática de resolução dos problemas judiciais, as partes têm que estar presente nas audiências despidas de qualquer sentimento, a fim de que a conciliação se efetive, se efetivando ganha  todo mundo, ganham as partes, ganha o poder judiciário com menos processo”.
 
REPÓRTER: O Mutirão conta com a mobilização de juízes, conciliadores voluntários, servidores, equipe técnica e terceirizados. A previsão é que até o final deste ano sejam realizadas mais 700 conciliações. A ação ocorrerá no Fórum Cível de Belém no horário de oito da manhã as duas da tarde. O Cejusc Varas de Família é especializado em mediar conflitos judiciais de família. A iniciativa faz parte da política de pacificação social do TJPA e conta com a parceria do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), unidade articuladora de todos Cejuscs, nos termos da resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
 
Reportagem, Storni Jr.
 
 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.