BELÉM(PA): Assistentes sociais trabalham para amenizar os casos de abandono no tratamento da Tuberculose

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Tosse por mais de três semanas é o principal sintoma da Tuberculose. E o diagnóstico da doença é feito pelo exame de escarro. A doença tem cura e o tratamento dura, no mínimo, seis meses, como explica a coordenadora técnica da Tuberculose e Hanseníase de Belém, Emanuelle Chaves.

TEC/SONORA: Emanuelle Chaves, coordenadora da referência técnica de Tuberculose e Hanseníase de Belém.

“A cura da Tuberculose é com seis meses de tratamento e deve ser feito um tratamento regular, indo à unidade de saúde e não faltando às consultas. O tratamento da Tuberculose é muito bom, então, por isso, com um mês ou com dois meses, o paciente tem uma melhora significativa e acaba pensando, equivocadamente, que está curado e não está. A cura só vai alcançar ao término do tratamento, quando o profissional de saúde, que está acompanhando o caso, fizer todos os exames e der alta.”

LOC: No Estado do Pará, 9% dos pacientes com Tuberculose abandonam o tratamento pela metade. Em Belém, dois Centros Pop, especializados no atendimento de pessoas de rua, trabalham com assistentes sociais ajudando a convencer os pacientes a realizar o tratamento por completo, como conta a coordenadora do Centro Pop, do bairro de São Brás, Cássia Romana Gomes.

TEC/SONORA: Cássia Romana Gomes, coordenado do Centro Pop.

“Quando a gente percebe isso (o abandono), a gente já fala sobre a importância. Daqui dois meses ele vai se sentir bem e vai querer abandonar. A gente conversa com ele tentando esclarecer quais são os prejuízos para a saúde e que ele vai se tornar mais resistente à bactéria e o tratamento será ainda mais lento e mais difícil.”

LOC: A Secretaria Municipal de Saúde de Belém registrou, em 2016, 1.282 casos novos de Tuberculose.  O tratamento da doença é gratuito. O município tem 24 Unidades Básicas de Saúde e 54 Unidades de Saúde da Família preparadas para atender os pacientes com Tuberculose. Para saber mais sobre a doença e o tratamento, acesse saude.gov.br.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.